Membros do Conselho da UFFS pedem renúncia de interventor SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/09/19 18h36m
SVG: views 1846 Visualizações

Marcelo Recktenvald, terceiro da lista a reitor, nomeado pelo governo e agora sob pressão da comunidade

Alt da imagem

No dia 15 de setembro, data na qual se comemoram os 10 anos da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), conselheiros, entre titulares e suplentes do Conselho Universitário, apresentaram carta de pedido de renúncia a Marcelo Recktenvald, atualmente ocupando o cargo de Reitor da instituição. O documento assinala, entre outras coisas, que: “Considerando que somos conselheiros do Consuni democrática e legitimamente eleitos exigimos o restabelecimento da democracia institucional e o respeito à autonomia da UFFS o que só pode ser conseguido quando o senhor Marcelo Recktenvald deixar o cargo de reitor que hoje ocupa de maneira indevida”.

A UFFS vive um processo de efervescência desde o dia 30 de agosto, quando professores, alunos e técnico-administrativos iniciaram um protesto contra a nomeação a reitor, pelo governo Bolsonaro, de Marcelo Recktenvald, terceiro lugar na lista tríplice. Os estudantes da universidade ocuparam o prédio da reitoria, no centro de Chapecó (SC), na mesma data da nomeação. Nos dias subsequentes, as assembleias gerais dos docentes e técnicos e outras diversas manifestações de não reconhecimento marcaram a desaprovação da escolha por parte da comunidade.

Entre elas, uma Assembleia da Comunidade Universitária na reitoria ocupada no mesmo momento em que acontecia a cerimônia de posse. No dia seguinte, recepcionado com protesto e vaias no aeroporto, o reitor interventor pediu reintegração do prédio. A juíza, entretanto, negou a liminar e foi até a ocupação para dialogar com os ocupantes, marcando para a semana seguinte, dia 10 de setembro, uma audiência de conciliação. Nessa, os ocupantes reafirmaram seu não reconhecimento de Marcelo como Reitor e se dispuseram a dialogar com a Universidade através do Conselho Universitário.

Na última sexta, 13, o Conselho Universitário da UFFS se reuniu para constituir comissão de negociação e assim dialogar com os ocupantes do prédio da Reitoria da UFFS. O Conselho aprovou ainda os seguintes encaminhamentos:

- Nota de repúdio à nomeação de Reitor da UFFS (conforme citado no início desta matéria);

- Moção de Solidariedade às manifestações da Comunidade Universitária contrárias à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul;

- Manifestação de agradecimento e regozijo à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, em razão da contrariedade expressada à nomeação de Marcelo Recktenvald.

Fonte: Sinduffs e ANDES-SN

Foto: APP Sindicato

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias