Greve Global pelo clima ocorre nesta sexta, 20 SVG: calendario Publicada em 19/09/19 11h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/09/19 11h44m
SVG: views 815 Visualizações

Movimento mundial tem apoio das centrais sindicais e entidades estudantis brasileiras

Alt da imagem

A sexta-feira (20 de setembro) é a data marcada para a Greve Global pelo Clima, iniciativa que visa dar visibilidade à situação de mudança climática que tem ocorrido em diversas partes do planeta. Impulsionada pela Coalizão pelo Clima, uma frente ampla composta por 70 organizações ambientalistas, coletivos, centrais sindicais e ativistas, a Greve no Brasil contará com mobilizações em diversas cidades do país. A Coalizão é inspirada no movimento Fridays for Future (sextas-feiras pelo futuro), criado por Greta Thunberg, uma estudante sueca de 16 anos.

No total, são mais de dois mil protestos confirmados em cerca de 120 países. No Brasil, a CSP – Conlutas participa e fortalece a convocatória, e considera que, em todo o mundo, o que degrada o meio ambiente é o capitalismo e a busca incessante por lucro.

Para Waldemir Soares Jr., do Setorial do Campo da CSP-Conlutas, o atual governo brasileiro também tem contribuído para uma política de degradação do meio ambiente. “São diversas as declarações de Bolsonaro e seus ministros que estimulam o direito de fazendeiros desmatarem de acordo com seus interesses, de madeireiros, garimpeiros e grileiros de avançarem sobre a Amazônia, sem contar que já anunciou que pretende permitir a exploração de terras indígenas. Essa política é que tem resultado nessa verdadeira devastação ambiental”, afirma Soares.

As centrais sindicais escolheram a data para, além de convergir como maneira de apoio à pauta pelo clima, trazer como demanda a luta contra a Reforma da Previdência.

As mobilizações do que foi determinado pelas Centrais como Dia Nacional de Paralisações e Manifestações em Defesa do Meio Ambiente, Direitos, Educação, Empregos e Contra a Reforma da Previdência, começarão logo no início da manhã, com atos e assembleias nos locais de trabalho, e com participação, na parte da tarde, nos atos já programados nas diversas capitais.

A União Nacional dos Estudantes também reforçou a convocatória e o apoio à greve do dia 20. “O próximo dia 20 ficará marcado como o momento na história em que mais pessoas ao redor do mundo foram às ruas exigindo ações concretas para enfrentar o aquecimento global e a destruição planetária. Vamos mostrar a esse desgoverno de Bolsonaro e Ricardo Salles (ministro do meio-ambiente) que tem muita gente preocupada com o futuro de nosso planeta. Será uma grande mobilização’’, falou a diretora de meio-ambiente da UNE, Deborah Castro.

No Brasil estão confirmados atos, conforme site oficial da Greve Global pelo Clima, em cidades de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Piauí e Pará.


Fontes: CSP-Conlutas e UNE
Imagem: CSP-Conlutas
Texto: Lucas Reinehr (estagiário de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias