Docentes da UFSM deliberam por apoio irrestrito à greve estudantil SVG: calendario Publicada em 01/10/19 21h23m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/10/19 19h05m
SVG: views 5644 Visualizações

Em assembleia nesta terça, professores (as) reafirmaram indicativo de greve por tempo indeterminado

Alt da imagem

Paralisados a partir desta quarta, 2, os estudantes da UFSM conquistaram o apoio irrestrito da categoria docente a seu movimento. A assembleia convocada pela Sedufsm nesta terça-feira, 1º de outubro, aprovou que os professores devem amparar os estudantes grevistas. Nos próximos dias a seção sindical deve encaminhar aos docentes uma carta com a orientação de que não concedam falta aos estudantes grevistas, nem apliquem avaliações ou outras ações que possam prejudicar aqueles que aderirem ao movimento.

Outro encaminhamento da assembleia desta terça foi a ratificação, junto ao Setor das Universidades Federais do ANDES-SN, do indicativo de greve por tempo indeterminado. Tal indicativo vem sendo aprovado reiteradamente pelas assembleias docentes em Santa Maria, que elencaram as seguintes reivindicações como centrais: a rejeição integral ao ‘Future-se’ e à Reforma da Previdência, o imediato descontingenciamento das verbas da universidade e das bolsas de pós-graduação cortadas, e o atendimento da pauta protocolada pelos docentes federais junto ao governo ainda no início deste ano (e que versa, dentre outros pontos, sobre condições de trabalho e salários).

A assembleia docente desta terça estava lotada tanto de professores quanto de estudantes – estes últimos, em plenária unificada na última semana, deliberaram paralisar as atividades e já organizaram um Comando de Greve para organizar a agenda de mobilização.

Calendário de mobilização

Esta quarta e quinta-feiras, dias 2 e 3 de outubro, são de mobilização nacional. E a agenda começa cedo:

Quarta-feira (02/10): 8h, no Centro de Convenções. Reunião extraordinária e ampliada (aberta a toda comunidade) do Conselho Universitário para debater o ‘Future-se’. Estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação devem comparecer massivamente ao evento a fim de reforçar o coro contra o projeto que, em sua essência, representa a privatização do ensino superior público brasileiro. Confirme presença no evento de Facebook.

Quarta-feira (02/10): 14h, na praça Saldanha Marinho. Segunda edição no evento ‘Balbúrdia na Praça’, em que os estudantes e servidores da UFSM buscam mostrar seus projetos e dialogar com a população sobre a importância da universidade pública. Confirme presença no evento de Facebook.

Quinta-feira (03/10): 16h, na praça Saldanha Marinho. Grande ato em defesa da Educação. Confirme presença no evento de Facebook.

 

Texto: Bruna Homrich

Fotos: Rafael Balbueno

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias