Os Saltimbancos é uma peça para toda a família assistir - e refletir SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/11/19 15h51m
SVG: views 2460 Visualizações

Através de alegorias fabulares, a peça fala de trabalho e luta coletiva

Alt da imagem

O auditório da Sedufsm foi o palco da pré-estreia da peça "Musicanti Saltimbancos", que atraiu pais e crianças com um enredo que trata das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores na relação com seus patrões. Temas como autoritarismo, solidariedade e organização da classe também são abordados, quando um grupo de animais de uma fazendo fogem para a cidade em busca de uma nova vida como artistas de teatro. A luta coletiva ao invés de aspirações individualistas de cada espécie (ou categoria) é o que acaba sendo determinante para o final feliz, nesta fábula que se mostra interessante e cheia de significados e momentos de beleza artística para espectadores de todas as idades. 

A apresentação foi uma prévia exclusiva para a 79ª edição do Cultura na Sedufsm. O espetáculo estreirá oficialmente às 17 horas do dia 27 de outubro, no palco do Centro de Convenções da UFSM, com reapresentação no dia 28, em mesmo horário. A entrada é franca. Além da Sedufsm, a peça conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

A concepção da peça

A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM  partiu dos clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm e I Musicanti de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos criada em 1972 assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

A presente versão reconta de maneira crítica e bem humorada a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade.  Na fuga, encontram seus respectivos “barões” justamente na casa em que queriam descansar. “Todos Juntos”, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para  conquistar seu próprio lugar no mundo e finalmente poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo foi construído através de um processo colaborativo com o foco na formação de atores para musical e envolveu uma equipe de músicos,  professores e alunos provenientes de cinco cursos da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM): Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação, Engenharia acústica. A proposta resultou num trabalho realizado com beleza e humor direcionado a crianças e familiares de todas as idades.

A proposta convida, aos que puderem contribuir,  que fiquem a vontade para doar produtos de higiene e limpeza  e alimentos não perecíveis que serão encaminhados para estudantes que se utilizam dos benefícios e também encaminhados para a CAED-UFSM (Coordenadoria de Ações Educacionais) para serem  direcionados imigrantes e refugiados.


Fotos: Ivan Lautert
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias