Notícias

29/10/2019   29/10/2019 14h08 | A+ A- | 313 visualizações

Pesquisadora analisa efeitos do Future-se nesta quarta, 30 de outubro

Evento inicia às 19h e integra ciclo de debates que comemora os 30 anos da Sedufsm


Nesta quarta, dia 30 de outubro, a Sedufsm dá continuidade ao ciclo de debates que integra a programação dos 30 anos da entidade. O evento inicia às 19h, no Auditório Suze Scalcon do sindicato (rua André Marques, 665). O tema que será o centro das atenções é o programa ‘Future-se’, do governo federal, sendo que o título da palestra é “Future-se: como chegamos a proposta de destruição da universidade pública”.

Quem irá discorrer sobre esse tema é a pedagoga e servidora da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Simone Silva, que já foi orientanda do professor e ex-reitor, Roberto Leher. A coordenação da mesa será da professora Fabiane Costas, do departamento de Fundamentos da Educação, também ex-dirigente da Sedufsm.

Na explanação que fará, Simone pretende abordar a história da universidade brasileira e sua relação com a pesquisa, as alterações que os diferentes modelos de financiamento podem gerar para a universidade pública, bem como a destruição do caráter público da universidade prevista no 'Future-se'.

O segundo tema do 'Ciclo de debates' se torna ainda mais candente no momento em que a primeira proposta do governo Bolsonaro foi rejeitada pela maioria das universidades, mas uma segunda proposta, dita suavizada, foi apresentada no dia 18 de outubro, à entidade dos reitores (Andifes), e já sofre muitas críticas por sindicatos e entidades estudantis

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2019 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet