UFSM realiza Seminário Nacional de Prevenção e Proteção Contra Incêndio SVG: calendario Publicada em 02/12/19 16h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/12/19 16h44m
SVG: views 1149 Visualizações

Evento acontece dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Convenções do Campus, em Camobi

Alt da imagem

Inicia na próxima sexta-feira, 6, o 1º Seminário Nacional de Prevenção e Proteção Contra Incêndio realizado e organizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, que terá como local o Centro de Convenções da UFSM, acontecerá com intenção de constituir um espaço para debates acadêmicos e profissionais na área de Proteção e Prevenção contra incêndio, com o objetivo propiciar reflexões e difundir conhecimento acerca de debates científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

O Seminário, com apoio técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS, da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), do 4º Batalhão de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), é livre para todos os públicos e a taxa de inscrição é um kg de alimento não perecível.

Programação

Com início previsto para as 9h, o primeiro espaço do Seminário será a apresentação do Projeto Educar Para Prevenir – Segurança Contra Incêndios nas Escolas, com fala da professora Angela Gaio Graeff, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Às 10h15, o espaço de Plano de Apoio Mútuo (PAM), com Thiago Freitas de Oliveira, coordenador do PAM de Rio Grande; Emílio Scalise Filho, presidente do PAM de Barueri; Joaquim Domingues Filho, Diretor Financeiro do PAM de Barueri; Ten. Cel. Rodrigo da Silva Dutra, Subchefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul; Ten. Cel. Jacob Aristeu Pinton, Coordenador Regional da Defesa Civil do RS; Adão Claiton de Souza Lemos, Superintendente da Defesa Civil do Município de Santa Maria e Elson Fernandes Cozza, Engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

A atividade seguinte, com início às 13h30, será uma palestra com o tema Evolução das Normas Técnicas e Paralelos aos grandes incêndios do Brasil, com o professor Valdir Pignatta e Silva, da Universidade de São Paulo (USP). Às 15h30 será realizada a palestra Estudo de Caso: Incêndio e Colapso do Edifício Paes de Almeida, com fala do professor Paulo Roberto do Lago Helene, também da USP. O encerramento se dará com a palestra Ensino: Evolução e Formação na área de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, com professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, da UFRGS, às 19h.

O segundo dia de atividades, no sábado, terá início às 8h com a palestra Ensaios de resistência e reação ao fogo, com Fabrício Bolina, da Unisinos. Às 9h15, o evento contará com a palestra Os avanços e as dificuldades da Segurança Contra Incêndios no país, ressaltando os impactos da legislação vigente, com Alexandre Rava Campos, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho.

Às 11h, o espaço será voltado para a discussão sobre Legislação de Incêndio com a Capitã do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS e membro do Departamento de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, Lisiane Coelho Nunes Garcia. Mais tarde, às 14h, a palestra Incêndio de Origem Elétrica terá a fala de Gustavo Silva da Rocha, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Eletricista e, também, doutorando de Engenharia do Incêndio da Universidade de Coimbra, Portugal.

O Seminário se encaminhará ao fim com as palestras Saídas de Emergência, com o Professor Walter Negrisolo, da Unisinos, às 15h45 e, posteriormente, com o espaço Sistemas Hidráulicos sob comando (hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos), com Telmo Brentano, engenheiro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Evento paralelo

Além do Seminário, na sexta-feira, 6, também irá ocorrer o IX CAPACITAR 2019, promovido pela Defesa Civil do Estado para agentes de proteção, com espaços que serão realizados no Centro de Convenções e no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM.

 

Texto: Amanda Xavier (estagiária)

Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)

Assessoria de imprensa da Sedufsm

               

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias