Professora lança livro sobre história do sindicalismo docente no Brasil SVG: calendario Publicada em 05/12/19 16h07m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/12/19 16h54m
SVG: views 1263 Visualizações

‘Lutas por educação no Brasil recente’, de Kênia Miranda, publicado pela editora da UFF

Alt da imagem

A história do sindicalismo docente brasileiro é resgatada no livro ‘Lutas por educação no Brasil recente: o movimento docente da educação superior’, de autoria da professora de Economia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Kênia Miranda. A obra, publicada pela editora da UFF e disponível para aquisição aqui, mapeia os principais capítulos da organização sindical dos trabalhadores brasileiros, em especial dos docentes.

Uma vez que o ANDES-SN é peça central nesse processo, ele também é protagonista do livro, que narra desde as primeiras experiências organizativas de categoria, ainda antes do chamado ‘Novo Sindicalismo’, passando pelas conquistas obtidas com a Constituição de 1988 – a exemplo do direito de greve e de sindicalização aos servidores públicos -, até chegar às transformações contemporâneas no mundo do trabalho e no processo de trabalho docente.

As greves de professores federais ganham destaque na obra, que também destrincha os debates que levaram o ANDES-SN a se desvincular da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 2005. A postura da entidade docente nacional frente aos mais diversos governos nestes últimos 30 anos é explorada por Kênia, que escreveu o livro a partir de sua tese de doutorado em História, intitulada originalmente ‘As lutas dos trabalhadores da Educação: do novo sindicalismo à ruptura com a CUT’.
 

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Ivan Lautert

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias