ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

12/12/2019   12/12/19 17h20 | A+ A- | 777 visualizações

Professor da UFSM escreve livro sobre homossexualidade e envelhecimento

Obra de Gustavo Duarte será lançada nesta sexta-feira, 13, no salão Imembuí


Obra disponível para aquisição do site da editora Appris

Hoje as temáticas relativas à diversidade sexual já têm ganhado mais espaço de debate na opinião pública. Alguns pontos, porém, seguem invisibilizados por nuvens espessas de preconceito. É o caso do envelhecimento entre homossexuais, processo que tem aspectos bem diferenciados daqueles vividos por heterossexuais. É com o objetivo de lançar luz sobre essa questão que o professor do departamento de Métodos e Técnicas Desportivas da UFSM, Gustavo Duarte, elaborou o livro “Entre armários e gavetas: homossexualidade masculina e o processo de envelhecimento”. A obra terá seu lançamento oficial nesta sexta-feira, 13, às 19h, no Salão Imembuí (2º andar do prédio da Reitoria da UFSM).

Duarte explica que o conteúdo do livro é proveniente de sua tese de doutorado, defendida em 2010 pelo programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, e para a qual ele utilizou o método de pesquisa de campo, entrevistando homens homossexuais em processo de envelhecimento. Na pesquisa, contou com o apoio das ONG’s ‘Nuances’ e ‘Somos’, que trabalham com temas de diversidade sexual e direitos humanos.

Desde seu doutorado, o docente vem atuando nestes temas junto aos cursos de Educação Física e Dança, tendo tido um projeto contemplado, este ano, pelo Observatório de Direitos Humanos da UFSM. Intitulado ‘LGBTchê’, a iniciativa visava dar formação para estudantes e professores de escolas públicas de Santa Maria. Uma vez que discussões relativas à diversidade sexual e identidade de gênero vêm sofrendo uma série de ataques por parte do governo federal, algumas escolas tiveram receio em acolher o projeto e até cancelaram palestras. “Apostamos na bandeira da educação, pois ela transversaliza todos os temas. Ainda há muitos tabus e preconceitos a serem vencidos”, aposta o docente, que recentemente ingressou no mestrado em Gereontologia da UFSM.

Da pesquisa de campo que resultou em sua obra, Duarte destaca alguns aspectos: o primeiro dá conta de um processo precoce de envelhecimento nos homens homossexuais, em geral entre os 30 e 40 anos, especialmente devido a questões de baixa autoestima; o segundo aponta para uma maior religiosidade desses homens à medida em que eles envelhecem.

“Existem três caminhos: alguns ficam mais religiosos, apegando-se a crenças espirituais; outros desenvolvem quadros de depressão e outros, ainda, envolvem-se com movimentos sociais. Existe um duplo preconceito em nossa cultura machista: ser velho e gay. Muitos desses homens têm vergonha, até mesmo por terem sido criados em outra geração”, analisa Duarte, comentando, também, sobre a carência de políticas públicas direcionadas para esta população.

Nesta sexta, durante o lançamento oficial, será possível comprar exemplares do livro. Quem não puder comparecer ao evento, pode adquirir a obra no site da editora Appris.

Texto: Bruna Homrich

Imagem: UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet