Ato público pede criminalização da LGBTfobia SVG: calendario Publicada em 30/01/20 18h12m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/01/20 20h17m
SVG: views 1648 Visualizações

Manifestação pelas “vidas trans” aconteceu na tarde desta quarta, em Santa Maria

Alt da imagem
Manifestação contra crimes a transexuais ocorreu na praça Saldanha Marinho

O Coletivo Voe, que reúne ativistas em defesa da diversidade sexual e de gênero, organizou no final da tarde desta quarta, 29, na praça Saldanha Marinho, uma manifestação pelas “vidas trans”. O objetivo principal foi denunciar o quadro de assassinatos contra mulheres trans, que estão ocorrendo desde o ano passado. Foram cinco mortes entre setembro de 2019 e janeiro deste ano.

Ocorreram diversas falas durante o ato, mas uma das que chamaram a atenção é a da advogada Renata Quartiero. Vice-presidente da comissão de diversidade sexual e de gênero da OAB/Santa Maria, Renata destacou que a criminalização da LGBTfobia seria uma medida efetiva do ponto de vista jurídico, que combateria a impunidade e assim contribuiria para evitar a ocorrência de crimes transfóbicos.

Quem participou da manifestação em solidariedade às trans, na data em que se celebrava o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, foi a vereadora Luci Duartes (PDT), mais conhecia como Tia da Moto. Ao ocupar o microfone ela enfatizou que não estava naquele espaço pensando em política. “Estou aqui porque sou uma de vocês”, ressaltou a parlamentar.

Libertação ou opressão?

Uma das presenças bastante significativas no ato desta quarta foi a do bispo da Igreja Anglicana de Santa Maria, localizada na Catedral do Mediador, Francisco de Assis Silva. O bispo fez questão de destacar que a igreja da qual participa é solidária com a população trans. Citou que, em São Paulo, foi ordenada na Anglicana, a primeira pastora trans do Brasil. Para Francisco, é preciso lutar por uma “sociedade sem preconceitos” e para que “a religião não seja um instrumento de opressão, mas de libertação”.

Pessoas merecem viver

Na condição de integrante do Coletivo Voe, Gabriela Quartiero também deu um depoimento durante a manifestação. Bastante emocionada e ao mesmo tempo indignada, ela argumentou que se tem falado que o Brasil é o país que mais mata transexuais. Contudo, para Gabriela, é preciso que a sociedade reaja, pois “as pessoas não são só estatísticas”. E acrescentou que os que militam pelos direitos LGBT nem tinham passado a situação de luto e já ocorriam novos assassinatos de trans. “Não podemos aceitar passivamente. As pessoas merecem viver”, reforçou ela.

Intimidação na praça

Durante a manifestação na praça, duas transexuais procuraram tanto as representantes do Coletivo Voe como os integrantes da OAB Santa Maria. Elas reclamaram de uma mulher que, se dizendo da polícia, as estavam fotografando. Ao ser abordada, a mulher teria se retirado do local proferindo palavras de preconceito, ódio e ameaças. A atitude gerou preocupação, pois esta pessoa ameaçou as trans de que sabia aonde elas trabalhavam e, coincidência ou não, as duas trabalham próximo de onde ficavam Veronica e Carol, duas vítimas de assassinato.

Conforme a advogada Renata Quartiero, a comissão de diversidade sexual e de gênero, através do advogado Thiago Carrão, acompanhou as duas mulheres trans para realizar um boletim de ocorrência contra essas atitudes intimidatórias, ocorridas em pleno centro da cidade, durante um ato público. Leia mais aqui sobre a mobilização contra a transfobia em Santa Maria.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias