A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
08/02/2020 08/02/20 12h42 | A+ A- | 695 visualizações
Por 255 a 142 votos aprovou-se a permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas
No segundo semestre de 2020, o ANDES-SN realizará um Conselho (Conad) extraordinário para debater a atuação da CSP-Conlutas nos últimos dez anos, a relevância da central sindical e popular na luta de classes e a permanência ou desfiliação do Sindicato Nacional docente à central. As indicações deste Conad serão encaminhadas para deliberação no 40º Congresso, que ocorrerá em 2021. Para além disso, também deverão ser promovidos, via secretarias regionais e seções sindicais, debates preparatórios sobre a temática nos estados.
Foi essa a decisão dos (as) delegados (as) presentes na plenária do Tema III – Plano Geral de Lutas – do 39º Congresso do ANDES-SN. Após um extenso debate que dividiu opiniões sobre o quão acertados vêm sendo os passos dados pela CSP-Conlutas, votou-se a permanência ou não na central sindical, e por 255 a 142 votos aprovou-se a permanência, porém com a realização dos debates nas bases e no próprio Conad extraordinário.
Para Laura Fonseca, docente do departamento de Serviço Social da UFSM e delegada eleita em assembleia da Sedufsm, este foi o primeiro congresso que oportunizou uma avaliação crítica com relação à CSP-Conlutas. “O esgotamento da capacidade de mobilização da central, o isolamento, um alinhamento partidário da central… Tudo isso foi muito debatido no meu Grupo de Trabalho. Foi importante porque permitimo-nos ouvir uns aos outros”, avaliou.
Já para Maristela Souza, docente do departamento de Desportos Individuais, diretora da Sedufsm e delegada eleita em assembleia, é uma grandeza um sindicato de professores universitários participar e construir uma central que é, para além de sindical, popular, estando junto com outros trabalhadores e movimentos sociais. “Afinal, as nossas lutas coincidem e têm o mesmo fundo, que é o ataque do capital à classe trabalhadora como um todo”, ponderou Maristela.
Sedufsm no 39º Congresso
A Sedufsm participa do 39º Congresso do ANDES-SN com uma delegação eleita em assembleia da categoria e composta pelos seguintes professores: Júlio Quevedo; Gihad Mohamad; João Carlos Gilli Martins; Maristela Souza; Hugo Blois Filho; Carmem Dickow; Laura Fonseca; Adriana Zecca. Marian Noal Moro (todos delegados) e Abel Panerai Lopes (observador).
Participam do Congresso, que teve início na terça, 4, e segue até o sábado, 8, em São Paulo, 86 seções sindicais, 460 delegados, 178 observadores; 14 convidados; 34 diretores do ANDES-SN, totalizando 686 participantes.
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
08/01 - Filiados devem solicitar envio de agenda 2021 da Sedufsm
05/01 - Fortalecer a Sedufsm para enfrentar o pior dos contextos
16/12 - Seis décadas de UFSM sob o olhar de quem a vive e constrói
11/12 - Somos contra a desestruturação do Estado, diz presidenta da Sedufsm em debate
10/12 - Greve sanitária entra na pauta das assembleias de base do ANDES-SN
Compartilhe com sua rede social!