Vai ser uma chacina se não abrirem leitos do Regional, diz médico SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/20 10h08m
SVG: views 1003 Visualizações

Infectologista Fábio Pedro destaca que 80% dos leitos em S. Maria são particulares e 20% SUS

Alt da imagem
Médico infectologista Fábio Pedro (d): burocracia impede a abertura do Hospital Regional

Em áudio que circulou em grupos de whatsapp no sábado (28), o médico infectologista e professor do curso de Medicina da UFSM, Fábio Pedro, faz um apelo aos políticos da região e à comunidade em geral. Segundo ele, é preciso abrir o Hospital Regional de Santa Maria atendendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 15 e 20 dias. Caso contrário, diz ele: “será uma chacina aos usuários do SUS”. Isso, conforme o médico, que também atua junto ao Hospital Universitário (Husm), se deve ao fato de que, do total de leitos da cidade em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 80% são para convênios/particulares e apenas 20% pelo SUS. Ou seja, para uma população de mais ou menos 160 mil habitantes, o percentual de leitos pelo Sistema Único é de 20%, algo em torno de 20 leitos, explicou o infectologista.

É justamente a falta de leitos de UTI e de equipamentos como o de respiradores é que tem levado a muitos óbitos em outros países. A sobrecarga devido à disseminação da doença faz com que muitos pacientes precisem, ao mesmo tempo, de leitos para atendimento em estado grave. Em seu depoimento, Fábio Pedro apela aos parlamentares da região, a empresários e à comunidade em geral. “O hospital regional não é mais do estado, não é de ninguém. Ele é da comunidade de Santa Maria”, diz ele. Para o médico, a burocracia está emperrando a abertura do hospital. A briga dura ao menos dois meses tentando reabri-lo, afirma. A comunidade, de certa forma, está tentando responder ao chamado de Pedro. Foi organizada para esta segunda (30), um buzinaço e outras formas de manifestação em apoio à abertura do Regional a partir das 16h.

Prefeito garante leitos para segunda quinzena de abril

No último sábado (28), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), postou nas redes sociais um vídeo no qual garante que o Hospital Regional será aberto na segunda quinzena de abril, período considerado de pico da infestação do coronavírus na região.

Conforme o Diário de Santa Maria, Pozzobom explicou o cronograma e de que formas esses leitos do Regional serão operacionalizados. Segundo o chefe do Executivo, inicialmente, o Regional terá 20 leitos clínicos até o fim de abril. E os 20 restantes serão disponibilizados até o começo de maio. Desde a última sexta-feira, diz o jornal, foi dado início às adequações na estrutura do complexo para, na sequência, receber camas e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.


Texto: Fritz R. Nunes com informações também do Diário de S. Maria

Imagem: UFSM

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia

Veja todas as notícias