Três segmentos do campus de Palmeira unidos para combate à Covid-19 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/20 10h35m
SVG: views 702 Visualizações

Docentes, técnicos e estudantes se preparam para realização de testes sobre coronavírus

Alt da imagem

No campus da UFSM de Palmeira das Missões, docentes, técnicos e acadêmicos têm se organizado intensivamente nos últimos dias para a preparação da equipe que será responsável pela realização dos testes para COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Conforme Rafael Lazzari, diretor do campus, a UFSM-PM, em parceria com o município, através do Centro de Operações Emergenciais (COE), empresas privadas e comunidade irá disponibilizar, gratuitamente, sua equipe técnico-científica e a estrutura laboratorial para realizar os testes. “Estamos com nossos professores, especialistas na área de análise e, assim, a universidade está cedendo todo o seu corpo técnico, sua infraestrutura de laboratórios para, em conjunto com o COE, realizar essas análises para que possamos programar melhor o nosso sistema de saúde”.

Todos os protocolos estão sendo devidamente orientados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), com o qual já há um acordo de cooperação. “Nós estamos nos organizando com toda a equipe para fazer a detecção do vírus aqui em nossos laboratórios. Estamos em contato com o Lacen, estamos ajustando os nossos protocolos para seguir exatamente a mesma metodologia. O laboratório possui estrutura completa para detectar vírus em todos os pacientes que a comunidade demandar”, explica o professor Daniel Graichen, responsável pelo Laboratório de Genética Evolutiva. Graichen destaca que a equipe está trabalhando voluntariamente e todos estão muito motivados.

Conforme a professora Terimar Moresco, coordenadora do Laboratório de Microbiologia, o foco agora é na organização da estrutura da universidade para começar os testes. “As amostras serão coletadas no hospital pelos médicos e enfermeiros, serão, primeiramente, entregues no Laboratório de Microbiologia e, em seguida, a fase de detecção do vírus será feita no Laboratório de Genética. Assim, neste momento, estamos tomando conta da estrutura relacionada, principalmente, à biossegurança para o processamento dessa amostra”, salienta e a docente.

Doação da comunidade

Segundo a prefeitura de Palmeira das Missões, uma doação no valor de R$ 120 mil, feita por um grupo de palmeirenses, possibilitou ao município adquirir o aparelho da Real Time PCR, o qual garantirá a testagem na população em geral que apresente sintomas de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19). No entanto, de acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE), após esta aquisição, se faz necessário mobilizar a comunidade para compra dos kits, sendo que cada um custa, aproximadamente, R$ 100.

Inicialmente, poderão ser feitos aproximadamente 50 testes por dia, com capacidade de ampliar esse número ao longo do tempo. De acordo com a médica Daiane Avila, em um cenário de alto número de infectados, há a expectativa de precisar ser feito cerca de 5 mil testes e, por isso, é preciso mobilizar a comunidade a arrecadação de doações. “Estamos muito satisfeitos de contar com a Universidade Federal de Santa Maria neste momento com toda a sua credibilidade e competência para também fazer esses testes, para que possamos fazer o diagnóstico do maior número de pacientes, com isso, teremos mais certeza ao fazer o isolamento desses pacientes e poderemos ter melhores desfechos no nosso enfrentamento da COVID-19. O município recebeu uma doação expressiva para conseguir a aquisição da máquina, a universidade está doando toda a competência técnico-científica para fazer os testes, agora, toda a doação é necessária”.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Covid 19, pelo telefone (55) 9 8403-8542.

Texto e foto: Assessoria de comunicação da UFSM/PM com edição de Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia

Veja todas as notícias