Contigo em casa: UFSM oferece conteúdos para amenizar efeitos do isolamento SVG: calendario Publicada em 15/04/20 15h13m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/20 10h31m
SVG: views 1066 Visualizações

Exercícios físicos, atividades infantis, música e dança estão entre as principais temáticas

Alt da imagem
Site do Centro de Convenções está com as novas abas

Ficar em casa. Em um contexto de normalidade, a ideia de permanecermos em nossas casas é normalmente associada ao conforto, ao descanso, ou simplesmente à opção de não sair. Contudo, quando não se trata de uma opção, mas uma imposição, e quando o período de reclusão é longo ou até incerto, o ato de ficar em casa pode vir acompanhado de uma série de efeitos físicos e psicológicos potencialmente danosos. Nesse cenário, saber como e com o que ocupar os dias é fundamental. É pensando nisso que a UFSM, a partir da sua Pró-Reitoria de Extensão (PRE), vem promovendo uma série de ações destinadas à comunidade e voltadas a atenuar os efeitos do processo de isolamento social. São lives para o público infantil, com práticas de exercícios físicos ou apresentações artísticas e culturais. Além disso, a PRE criou, no site do Centro de Convenções da UFSM, as seções “Cultura Online” e “Curadoria Online”, cujo objetivo é reunir conteúdo cultural e artístico para acesso a qualquer momento do dia. “O professor Burmann nos fez um pedido para criar conteúdos de cultura que as pessoas usufruíssem estando em casa. A partir dessa provocação dele, nós estrturamos um conjunto de quatro tipos diferentes de lives e estabelecemos um cronograma semanal. Depois nós pensamos que era necessário ter mais conteúdos disponíveis online, e então nós potencializamos, a partir da página do Centro de Convenções, duas abas novas”, explica o pró-reitor de extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, que acrescenta ainda que, no caso das duas abas no site do Centro de Convenções, a ação foi gerenciada a partir da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA) da PRE, sob responsabilidade da professora Vera Lúcia Portinho Vianna.

Abaixo listamos e explicamos um pouco as ações promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Lives

Sempre com duração entre 15 e 20 minutos, as lives promovidas pela PRE tem uma estrutura temática fixa, mas com convidados e convidadas diferentes a cada semana. E todos os dias da semana tem live. Nas segundas-feiras, às 16h, são lives voltadas à prática de exercícios físicos, com, por exemplo, dicas de pilates. Nas terças e quintas-feiras, às 8h30, as lives exibidas são sobre meditação. Já nas quartas-feiras, às 16h, as lives são destinadas ao público infantil. E por fim, nas sextas-feiras, às 16h, as lives exibidas tem como temáticas a arte e a cultura. No caso das lives de sexta, a PRE já trouxe ao público, em ocasiões distintas, apresentações do ex-diretor da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, maestro Ênio Guerra, e também do atual diretor da orquestra, maestro Tita Sartor. As lives ocorrem sempre no instagram da Pró-Reitoria de Extensão e o cronograma da semana também é divulgado por lá. “Nós organizamos as lives dessa forma para poder ter conteúdo diversificado para quem está em casa. E nós procurarmos manter essa grade de horários para que justamente as pessoas possam se organizar nas suas agendas semanais”, explica o pró-reitor.

Cultura online

Cultura Online” é uma das novas abas disponíveis no site do Centro de Convenções da UFSM e parte da necessidade identificada pela PRE de disponiblizar mais conteúdos online, acessíveis a qualquer momento. “Na aba ‘Cultura Online’ nós fizemos uma pré-seleção de alguns sites de museus e de orquestras que tem acesso aberto ou liberaram o acesso de forma gratuita para o seu público durante a quarentena. Além disso, muitos professores da área de artes da nossa universidade estão contribuindo, disponibilizando ali as suas criações e produções artísticas”, explica Flavi. Em resumo, no “Cultura Online” você encontra sites do resto do mundo, que disponibilizam seus conteúdos online gratuitamente, como as orquestras filarmônicas de Berlin e Nova Iorque e os museus do Louvre, em Paris, e Van Gogh, em Amsterdã, além de diversas editoras que estão disponiblizando e-books gratuitamente, entre elas a editora da própria PRE. Além disso, também há na aba material local, como as produções audiovisuais da TV Ovo. Conteúdos da própria UFSM, por óbvio, também estão disponíveis no “Cultura Online”, especialmente produções ligadas aos departamentos de Música e Dança (como o podcast “MusiCuriosos” e as seções “Criações contemporâneas em Dança” e “Criações Contemporâneas em Música”). Por fim, a própria Orquestra Sinfônica de Santa Maria também tem um espaço especial na aba. Lá, é possível assistir algumas das apresentações da orquestra, como a ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, e a exibição do espetáculo “O Quebra-Nozes", de Tchaikovsky, uma parceria da orquestra com o Ballet Ivone Freire.

Curadoria online

“Com relação ao 'Curadoria Online', nós pensamos que seria muito bacana podermos convidar algumas pessoas que são especialistas em determinadas áreas do conhecimento artístico, para que pudessem compartilhar com o público os seus gostos e suas preferências”, explica Flavi. Nesse sentido, estão no "Curadoria Online", por exemplo, uma curadoria exclusiva sobre Ludwig van Beethoven, assinada pela professora aposentada do Departamento de Música da UFSM, Maria del Carmen Macchi Cabrera.

Doações

Segundo o pró-reitor, além das ações cujo objetivo é amenizar os efeitos do período de distanciamento social, a PRE também vem promovendo arrecadações, como no caso da campanha “Páscoa Solidária”,  que não apenas recebeu doces e chocolates, mas também alimentos, material de higiene e limpeza e até agasalhos que foram destinados à regiões da cidade como a Nova Santa Marta e a Maringá, assim como as aldeias Guarani e Kaingang, e organizações como Lar de Miriam, Protagonistas da Zona Norte e CASE. Já os alimentos arrecadados foram para o banco de alimentos de Santa Maria. Além disso, Flavi destaca que na ação criada pela UFSM e pela Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) com o objetivo de captar recursos para a prevenção e combate à Covid-19, também é possível fazer doações que serão encaminhadas para a compra de alimentos e materiais de higiene e limpeza. “Quando no momento da doação a pessoa faz a opção pelo Observatório de Direitos Humanos, significa que aquele valor vai ser transformado em cestas básicas e materiais de higiene e limpeza”, explica Flavi. Por fim o pró-reitor destaca que a PRE também está promovendo a produção de máscaras, em parceria com o grupo Ara Dudu (que faz parte da incubadora social da UFSM). No caso da produção de máscaras, parte dos recursos ficam com as artesãs que estão com suas rendas comprometidas nesse período.

Texto: Rafael Balbueno
Foto:Divulgação PRE
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias