Projeto que combate desinformação na pandemia abrange 47 rádios SVG: calendario Publicada em 02/07/20 15h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/20 12h11m
SVG: views 696 Visualizações

Trabalho de extensão é desenvolvido pelo curso de Comunicação da UFSM/Frederico Westphalen

Alt da imagem

Na última quarta, 1º de julho, o projeto de extensão “Agência da Hora no Combate à Desinformação” completou um mês. Ele é desenvolvido pelo departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM, campus de Frederico Westphalen, e  conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. No período foram produzidos seis programetes com informações sobre a pandemia, veiculados em 47 rádios comerciais e comunitárias do interior do estado, e também nas rádios da Universidade. Foram enviadas, também, cinco newsletters com conteúdo informativo sobre o novo coronavírus para 56 pessoas cadastradas, até então, no e-mail e no Whatsapp do projeto.

Desde o início do trabalho, em 1º de junho, as publicações sobre a Covid-19 alcançaram 5.400 pessoas na página da Agência Da Hora no Facebook, e mais de duas mil contas no perfil do Instagram. Além dessas mídias, o projeto está presente, ainda, no Twitter e Spotify. Já foram produzidas reportagens e boletins de áudio sobre temas como: forma de divulgação dos dados da Covid-19 em Frederico Westphalen; os benefícios da água para a saúde; e o sistema de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. Foram checados e desmentidos conteúdos falsos, como o boato de que a água eliminaria o vírus do organismo, que circulam pelas redes sociais.

O projeto é coordenado pela professora do Decom, Luciana Carvalho, com a coorientação dos professores Luis Fernando Borges, Mirian Quadros e Alice Pavanello, além da colaboração dos técnicos em educação Julia Cervo (relações-públicas) e Mateus Scherer (sonoplasta), todos da UFSM-FW. O projeto conta com cinco estudantes bolsistas (quatro deles exclusivos do projeto) e 14 voluntários, e todos os integrantes trabalham de suas casas, em função do distanciamento social. As reuniões de pauta são realizadas todas as segundas-feiras à tarde, por meio do ‘Google Meet’.

Conforme a coordenadora geral, o projeto surgiu da vontade de trabalhar na linha de frente do combate à pandemia. “Entendemos que o jornalismo tem um papel muito importante, que neste momento se torna mais evidente. A pandemia trouxe também uma ampliação do problema em relação à desinformação”, ressaltou Luciana Carvalho (foto acima).

Acompanhe o projeto ‘Agência Da Hora no combate à desinformação’:

Site: www.ufsm.br/checagemdahora

Facebook: www.facebook.com/agenciadahoraufsm (ou buscar Agência Da Hora UFSM)

Instagram: www.instagram.com/agenciadahora (ou buscar @agenciadahora)

Twitter: twitter.com/agenciadahora (ou buscar @agenciadahora)

Spotify: www.encurtador.com.br/aklzP (ou, no app, buscar ‘Checagem da Hora’)

Contato por e-mail: checagemdahora@gmail.com

Cadastre-se para receber a newsletter: www.encurtador.com.br/ghmzV

Mande um “oi” para sugerir conteúdos sobre a covid-19 que precisam de checagem e receber a newsletter em seu Whatsapp: https://wa.me/555599850580 (no app do Whatsapp adicionar e entrar em contato com o número 5599850580).
 

Fonte: Portal UFSM

Imagens: UFSM e arquivo pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias