ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.

Sindicato


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

13/07/2020   13/07/20 18h18 | A+ A- | 228 visualizações

Sedufsm e UFSM apresentam “O desconcertante flautista” na sexta, 17

Evento teatral acontece a partir das 16h, com transmissão via Facebook e Instagram


Uma releitura cênica e musical de ‘O Flautista de Hamelin’, coletada pelos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), e também baseada na versão lírica e dramática de Robert Browning (1841). Essa é a síntese da peça que será apresentada pelo professor José Renato Noronha, o Zé Renato Mangaio, na sexta, 17 de julho, que tem como título “O desconcertante flautista”. O evento será transmitido pelo Facebook da Sedufsm, a partir das 16h, e é promovido tanto pela seção sindical dos docentes como também pela UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão (que também transmitirá, mas pelo Instagram).

Conforme explica o professor do curso de Licenciatura em Teatro, também coordenador do Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico-Musical (Laprocemus) da UFSM, o roteiro e as músicas de “O Desconcertante Flautista” foram desenvolvidos originalmente por ele em sua tese de doutorado intitulada “(Auto)formação com musicais: O desconcertante flautista”(2017). A inspiração veio da peça didática ‘Diz que sim’ de Berltolt Brecht. Em 2018, a produção foi exibida na Escola Municipal Vicente Farencena. A atual proposta conta com alguns dos músicos e atores que trabalharam no ‘Musicanti Saltimbancos’ somados a outros que atuarão de forma inédita nesse novo trabalho. O texto e as composições são resultados da pesquisa de doutoramento

A concepção atual do espetáculo, explica Mangaio, considera as adaptações necessárias para sua transmissão através de mídias (Youtube, Instagram e Facebook), bem como adapta as questões narrativas e épicas da obra de Brecht que serviram de referência para a criação da peça, especialmente pelo caráter de experimento musical e visual que muitas dessas (óperas escolares, peças radiofônicas) estabeleciam em suas apresentações.

A Sedufsm está convidando a todos e todas para prestigiar mais essa importante iniciativa cultural, justamente em um momento em que as pessoas, em isolamento social, estão precisando muito da arte.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem/Arte: Bruno Silva

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet