MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

30/07/2020   30/07/20 09h48 | A+ A- | 702 visualizações

Comissões do Cepe devolvem minuta do REDE à Reitoria

CLN e Comepe sugeriram várias alterações ao documento após reunião desta quarta, 29


Prédio da Reitoria da UFSM

As comissões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM decidiram devolver a proposta de minuta de resolução que regulamenta o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) ao gabinete do reitor, Paulo Burmann, com várias sugestões de alterações no documento. A decisão foi tomada nesta quarta, 29, após reunião com integrantes da reitoria.

A possibilidade de devolução da proposta de minuta já havia sido aventada pelo representante do DCE na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Comepe) do Cepe, Daniel Balin, em depoimento à reportagem da Sedufsm. Nesta quarta-feira, o presidente da Comepe, professor Ney Izaguirri de Freitas Júnior, e a presidente da Comissão de Legislação e Normas (CLN), professora Cristiane Cauduro Gastaldini, confirmaram a devolução.

Conforme as explicações de Cristiane Gastaldini e Ney Izaguirry de Freitas Júnior enviadas por texto à assessoria da Sedufsm, após reuniões realizadas pelas duas comissões “decidimos devolver a minuta com algumas considerações que julgamos ser essenciais e que não constavam da minuta”.

As considerações, citadas por eles como “espinha norteadora”, são:

- A opcionalidade do REDE no Primeiro Semestre Acadêmico de 2020 e de 2021;

- A Garantia de direitos dos docentes e dos discentes que optaram pelo REDE na validação dessa atividade e, a possibilidade de quem não optou em ter a oportunidade de fazer a disciplina em modo presencial, em 15 semanas, conforme já estava garantido pelas manifestações do Reitor e Vice-Reitor;

-Inclusão de um capítulo para a pós-graduação, preservando os direitos de seus atores;

- Inclusão de um capitulo sobre Extensão;

- Inclusão de um capítulo sobre o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT;

- Inclusão de um capítulo sobre Disciplinas Práticas que não são da área da Saúde - como por exemplo, as licenciaturas.

Afora isso, os professores da CLN e Comepe afirmam que fizeram considerações também de que o REDE, para funcionar, necessita que tanto estudantes como professores possuam equipamentos e internet. No caso dos que não têm esse acesso, sugerem que essas ferramentas sejam disponibilizadas. No entendimento de Cristiane e Izaguirry, com essa devolução à reitoria, a expectativa é de que a minuta tenha uma participação efetiva das pró-reitorias de graduação, pós-graduação e pesquisa, extensão e coordenadoria do EBTT.

Resposta da reitoria

Já na tarde de ontem (quarta, 29), conforme informação a que a reportagem teve acesso, o reitor Paulo Burmann enviou um comunicado, via grupo de whatsapp de diretores (as) de Centro, afirmando que os ajustes (à proposta de minuta) estavam sendo feitos, e um ofício estava sendo elaborado com respostas aos questionamentos apresentados pelos membros das comissões do Cepe na manhã de quarta-feira.

Confira abaixo, em anexo (em documentos), o texto original da proposta de minuta.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: UFSM/Carol Lemos

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!

Documentos




Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet