Fundeb pode ser votado no Senado nesta terça, 25 SVG: calendario Publicada em 24/08/20 11h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/08/20 11h10m
SVG: views 787 Visualizações

Entidades e movimento sindical fomentam continuidade da pressão para que projeto seja aprovado

Alt da imagem
Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) foi aprovada pela Camara no dia 21 de julho

Ficou para esta terça, 25, a votação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) que começaria na quinta, dia 20 de agosto.  A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o fundo, extremamente relevante para a educação do Brasil, foi aprovada na Câmara em 21 de julho e agora tramita no Senado esperando por aprovação. A avaliação do movimento sindical, em especial de entidades como a CSP-Conlutas, aponta para a necessidade de seguir a pressão aos parlamentares.

Professores, comunidade escolar  e diversas entidades sindicais e movimentos que lutam em defesa da Educação estão se mobilizando pela aprovação do projeto, que já passou pela Câmara, para que não ocorram alterações prejudiciais a esse fundo. O projeto do Fundeb permite que o fundo seja permanente e prevê também que, no mínimo, 60% dos recursos sejam destinados ao pagamento de salários de professores em sala de aula.

Os principais pontos do texto foram mantidos na votação da Câmara, além de ter sido retirado do projeto a destinação de parte do dinheiro do Fundo para projetos assistenciais do governo e privatização. No entanto, ainda há destaques que podem passar no Senado. Por isso, a pressão segue. Durante a votação na Câmara, bases aliadas do governo Bolsonaro  fizeram de tudo pela não aprovação do novo Fundeb.

O grupo de deputados de centro-direita, que tem recebido cargos do governo para em troca aprovar leis de seu interesse, tentou modificar a proposta e chegou a protocolar seis requerimentos para obstruir e atrasar a votação. A oposição, no entanto, conseguiu que todos esses requerimentos fossem retirados e o projeto fosse aprovado.

A integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Joaninha Oliveira aponta a necessidade da manutenção do fundo, apesar de entender que esse investimento ainda é insuficiente para solução dos problemas na Educação, cujo governo ainda não garante nem o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional.

Joaninha reforça que retirar o fundo seria rebaixar os já poucos investimentos no setor, por isso, defende a permanência do Fundeb, sem tirar do horizonte a ampliação de direitos, como a defesa dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.

 

Fonte: CSP-Conlutas

Imagem: EBC/Ag. Brasil

Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias