Dica cultural: Daniel Morales indica filme sobre ‘estética do frio’ SVG: calendario Publicada em 04/09/20 14h54m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/09/20 15h17m
SVG: views 1251 Visualizações

Professor de Música da UFSM aborda o documentário “A linha fria do horizonte”

Alt da imagem

Sextou na quarentena! E nesta sexta, 4, vamos à dica cultural semanal, que será dada pelo professor do curso de Música da UFSM, Oscar Daniel Morales. O docente, que nasceu no Uruguai, mas tem dupla nacionalidade e mora no Brasil há décadas, fala um pouco sobre um documentário de 2014, de autoria do curitibano Luciano Coelho, que trata da “estética do frio”, um conceito do pelotense Vitor Ramil, ampliado pela visão de diversos artistas do Cone Sul. Além de Ramil, Pirisca Greco, os irmãos uruguaios Daniel e Jorge Drexler, o argentino Kevin Johansen, são alguns dos nomes que perpassam “A linha fria do horizonte”. Bom proveito neste final de semana estendido com a sugestão do professor Daniel Morales.
 

“Quando descobrimos a Milonga encontramos ‘o centro de uma outra história’. Com direção de Luciano Coelho, o documentário “A linha fria do horizonte”, lançado em dezembro de 2014, apresenta uma perspectiva da música produzida na região Sul, e as influências e confluências musicais, marcadas pela “estética do frio”.

Com uma série de depoimentos de músicos do sul, como o gaúcho pelotense Vitor Ramil, e sua “Estética do frio”, o gaúcho uruguaienense Pirisca Greco, ao qual se somam importantes depoimentos como o de Lucas Panitz, geógrafo gaúcho que em seu trabalho de pesquisa “As Representações do Espaço Platino na Música Popular”, propõe a busca de um entendimento do espaço platino através da obra destes músicos.

 O uruguaio Jorge Drexler, ganhador de um Oscar com sua composição “Al otro lado del rio”, parte da trilha do filme ‘Diários de motocicleta’, junto com seu irmão Daniel, sugerem a denominação de ‘Templadismo’ para uma forma de expressão típica do clima temperado, caracterizada pelo “não excesso”.

Na Argentina nos encontramos com o trabalho de Kevin Johansen, que fala de um ‘Subtropicalismo’ (fazendo referência aos tropicalistas brasileiros) e reivindica uma expressão própria da região platina em diálogo com o conflito de identidade dos tempos de globalização.

O documentário “A linha fria do horizonte” está sendo disponibilizado gratuitamente por meio da plataforma VIMEO “para quem quiser ver ou rever em casa neste período difícil”.

https://vimeo.com/109805848
 

Oscar Daniel Morales Mello

Professor do departamento de Música do CAL-UFSM

 

Edição: Fritz R Nunes

Imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias