Sindicato Nacional posiciona-se contra nomeação de interventor na UFRGS SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/09/20 15h19m
SVG: views 876 Visualizações

Seção sindical também emite nota defendendo o respeito às eleições diretas e paritárias

Alt da imagem

O ANDES-SN lançou, na última quinta-feira, 17, nota pública contra a nomeação do professor Carlos André Bulhões Mendes para a reitoria da UFRGS. Ocorre que a chapa liderada por ele e pela também docente Patrícia Helena Prank foi a que fez menos votos junto aos segmentos da comunidade universitária e aos membros do Conselho Universitário. Mesmo assim, ele foi nomeado como reitor pelo governo Bolsonaro, que desconsiderou completamente o resultado da lista tríplice enviada pela universidade ao Ministério da Educação, segundo a qual quem deveria ser nomeado é o professor Rui Oppermann, mais votado pela comunidade.

Para o sindicato nacional docente, trata-se de uma ofensiva à autonomia e à democracia universitárias. Posicionamento semelhante foi externado pela seção sindical do ANDES-SN na UFRGS, para a qual é necessário defender a soberania da universidade e reforçar os princípios de eleições diretas e paritárias. Veja a nota da seção sindical na íntegra:

“Frente à nomeação do novo reitor da UFRGS, a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS reitera seus princípios de eleições diretas e paritárias, sem lista tríplice, isto é, que o processo se encerre na própria instituição. Diante dos fortes ataques à educação pública e gratuita, aos serviços públicos aos(às) servidores(as) públicos(as), e à Universidade, respondemos com o reconhecimento de que é necessário reforçar a democracia e a autonomia. Assim, defendemos a soberania da escolha da comunidade universitária e repudiamos a nomeação do candidato classificado em terceiro lugar na consulta.

Porto Alegre, 16 de setembro de 2020

Diretoria da Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS”

Abaixo, leia a nota do ANDES-SN:

“NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN CONTRA A NOMEAÇÃO DO PROFESSOR CARLOS ANDRÉ BULHÕES MENDES COMO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

O ANDES-SN em seu Cadernos nº 2, e na sua prática política cotidiana, tem compromisso com a defesa das instâncias democráticas das Universidades, IF e CEFET. E no último período veio denunciando e se colocando ao lado da comunidade acadêmica no enfrentamento às ações antidemocráticas do Governo Federal em relação às eleições para a Reitoria. Em mais um ataque à autonomia universitária e às suas instâncias democráticas, o governo Bolsonaro, desrespeitando a decisão da comunidade acadêmica, publicou, em 15 de setembro, a nomeação do professor Carlos André Bulhões Mendes como reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A chapa do futuro reitor, que é professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), e da também docente Patrícia Helena Lucas Pranke, foi a menos votada, tanto na consulta acadêmica promovida pela UFRGS, quanto na do Conselho Universitário (Consun), que definiu a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). Diante disso, o ANDES-SN repudia mais essa ofensiva contra a autonomia e a democracia das Universidades públicas e denuncia o desrespeito que tem sido recorrente neste governo. A indicação de reitore(a)s que não foram escolhido(a)s em primeiro lugar para comporem a lista tríplice apresentada pelos Conselhos Universitários fere a democracia e tem como consequência a criação de um espaço de intervenção e controle do governo nas universidades públicas. O ANDES-SN solidariza-se com o(a)s professore(a)s, estudantes e técnico(a)sadministrativo(a)s na sua luta pela nomeação do professor e reitor reeleito, Rui Oppermann, primeiro indicado para a lista tríplice. Exigimos respeito às consultas internas, como demonstração de respeito à autonomia acadêmica.

#NãoàIntervenção

#EmDefesadaDemocracia

#EmDefesadaAutonomiaUniversitaria

Brasília (DF), 17 de setembro de 2020

Diretoria Nacional do ANDES-SN”

 

Texto: Bruna Homrich

Imagens: Facebook DCE UFRGS

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias