MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

09/10/2020   09/10/20 15h00 | A+ A- | 562 visualizações

Dica cultural: professor e escritor sugere obra de premiada com o Nobel

Orlando Fonseca fala de “Sobre os ossos dos mortos”, da polonesa Olga Tokarczuk


A escritora polonesa, Olga Tokarczuk

Sextou na quarentena! A dica cultural desta sexta, 9 de outubro, vem do professor aposentado de Letras da UFSM, o reconhecido escritor santa-mariense, Orlando Fonseca. Em sua pequena resenha, Fonseca nos relata sobre a obra de uma autora, de origem polonesa, Olga Tokarczuk, ainda não tão conhecida por essas bandas, especialmente por falta de disponibilidade das editoras. Olga, vencedora do Nobel de Literatura de 2018, é autora de “Sobre os ossos dos mortos”, em que se misturam aventura e suspense. Bastante renomada na Polônia, a escritora já avançou para outras plagas, tendo suas obras traduzidas para 25 países.  Confira a seguir, as impressões de Orlando Fonseca em relação ao livro da escritora.

 “Na expectativa de conhecer o nome do Nobel de Literatura deste ano de 2020, apesar da pandemia, a vida segue, apresento a sugestão de leitura da premiada, indicada em 2019. Em razão de escândalos envolvendo a comissão julgadora, ano passado houve a indicação acumulada de dois anos. Quando o nome de Olga Tokarczuk foi anunciado como vencedor do Nobel de Literatura de 2018, fiquei surpreso de nunca ter ouvido falar da escritora polonesa. O prêmio foi entregue em conjunto com o laureado de 2019, Peter Handke, autor austríaco que já figurava entre os meus conhecidos europeus.

Não há muitas obras disponíveis no Brasil, mas as editoras se apressaram em promover algumas republicações, e encontrei este Sobre os ossos dos mortos, o que me permitiu avaliar as qualidades da escritora anunciadas com a premiação máxima nesta área. Olga já tem o nome reconhecido em seu país, tendo recebido vários prêmios por lá, o que lhe permitiu ter edições traduzidas em 25 países. Inclusive isso lhe valeu o ‘Man Booker Prize’ para obras traduzidas para a língua inglesa, em 2018. A mesma editora, Todavia, anuncia o lançamento dessa obra para breve.

No romance Sobre os ossos dos mortos, a personagem narradora, Janina, envolve-se em uma série de eventos, numa região remota e gélida da Polônia. Aposentada, exerce função de professora de inglês em uma escola, cuida da residência de vizinhos que se ausentam no inverno, e tem mais apreço pelos animais do que pelos humanos. Vivendo em uma região de caçadores, tem tudo para se meter em encrencas. E se mete. Algumas mortes estranhas começam a acontecer, e a protagonista inventa de ajudar na elucidação dos crimes, e isso apresenta situações surpreendentes com o desenrolar da história.

Entremeada com considerações de Janina sobre mapa-astral e influências dos astros, o convívio com um tradutor de Blake, a narrativa segue com citações do poeta bordando a trajetória, por vezes macabra, por vezes cômicas desta militante em defesa da natureza. Mas, como soe acontecer na vida real, as aparências enganam.”



Orlando Fonseca

Professor aposentado do departamento de Letras Vernáculas da UFSM.


Edição: Fritz R. Nunes

Imagens: Divulgação/Blog das Letras e Arquivo pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041