Escolas não possuem infraestrutura para atender protocolos SVG: calendario Publicada em 19/10/20 18h50m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/10/20 18h56m
SVG: views 659 Visualizações

Andréa Ortiz, professora da rede estadual, falou da retomada das aulas em entrevista no Ponto de Pauta

Alt da imagem
Segundo entrevistada, EPI's são adquiridos inclusive com investimentos dos próprios trabalhadores e trabalhadoras

Com atividades presenciais suspensas desde março, trabalhadores e trabalhadoras da educação de todo o estado vivem dias de apreensão. Isso porque, aos poucos, os diferentes níveis da educação passam a ter autorização para a retomada das atividades presenciais, conforme calendário divulgado pelo governo do estado. É o caso do ensino médio da rede estadual, por exemplo, que, segundo o calendário apresentado pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), pode retomar as atividades em formato presencial a partir dessa terça, dia 20. Embora a decisão da reabertura das escolas tenha também se tornado um cabo de guerra entre governo do estado e prefeituras, são os trabalhadores e as trabalhadoras da educação que vivem dias de apreensão, na iminência da retomada das atividades presenciais mesmo em cenários de aumento do número de casos de Covid-19.

É com interesse em entender melhor esse cenário, que a mais recente edição do Ponto de Pauta entrevistou Andréa Ortiz, professora da rede estadual, integrante da Executiva Estadual da CSP-Conlutas e da oposição do Cpers Sindicato. E o relato de Andréa não é nada animador. Segundo a professora, a realidade das escolas não corresponde às exigências dos protocolos de segurança sanitária propostos pelo governo. Como exemplo, Andréa cita a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual, os EPI’s. Ao contrário do que afirma o governo – que inclusive menciona as cifras investidas na aquisição de EPI’s com destino exclusivo para a educação – as escolas, em muitos casos, adquirem tais equipamentos a patir de investimentos do seu caixa ou até do próprio bolso de trabalhadoras e trabalhadores. Além disso, faltam também profissionais. Dentre as determinações dos protocolos de saúde, Andréa menciona a exigência de que os banheiros das escolas sejam higienizados a cada uso individual. Contudo, segundo a educadora, não existem escolas que trabalhem com um quadro de profissionais ideal, situação que já é anterior à pandemia. Ou seja: se a realidade das escolas já é de falta de equipes para o cotidiano, em um contexto excepcional nem se fala.

Essas são apenas duas questões abordadas por Andréa Ortiz, professora da rede estadual e integrante da Executiva Estadual da CSP-Conlutas e da oposição do Cpers Sindicato. A entrevista completa – a primeira do Ponto de Pauta com gravações via videoconferência – pode ser conferida no player abaixo.

Texto: Rafael Balbueno
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias