Rodrigo Maia articula para agilizar reforma administrativa, que deve ficar para 2021 SVG: calendario Publicada em 05/11/20 17h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/11/20 17h23m
SVG: views 639 Visualizações

Presidente da Câmara quer levar PEC 32 para comissão especial e votar projeto no início do próximo ano

Alt da imagem
Rodrigo Maia juntou PEC 32 com outra proposta já aprovada na CCJ para agilizar tramitação

O Projeto de Emenda Constitucional 32 (PEC 32/20, encaminhado por Bolsonaro ao Congresso, no dia 3 de setembro, e que, entre outras medidas nocivas ao serviço público, quebra com a estabilidade, poderá vir a ser votado no primeiro trimestre de 2021. Ao menos essa é a intenção do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conforme publicado pelo jornal O Dia, no dia 3 de novembro.

Para tornar esse cenário possível, Maia faz manobras. Uma delas foi juntar a PEC 32 (da reforma) em uma outra proposta já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A ideia é, com isso, levar o projeto direto para uma comissão especial e iniciar o debate sobre o tema. E, assim, conseguir votar a reforma já no inicio do ano que vem.

Segundo O Dia, o presidente da Câmara afirmou que já conversou com os líderes de partidos da esquerda sobre o assunto. “Esse é um acordo que estou tentando construir, já conversei com os líderes da esquerda”, afirmou.

Rodrigo Maia assinalou ainda que, este ano, não há como votar a PEC da reestruturação do serviço público, já que existem outras propostas da pauta econômica do governo para serem votadas no plenário. “É importante isso para iniciar o debate, mas não vamos acelerá-lo”.

Inclusão dos atuais servidores na PEC

Alguns parlamentares que são favoráveis à reformulação da administração pública na União, estados e municípios, já apresentaram emendas que ampliam e endurecem as regras para o funcionalismo. O deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, por exemplo, entregou sugestão para que o fim de diversos benefícios, como adicionais por tempo de serviço (triênio e quinquênio) e licença-prêmio, alcancem os atuais servidores, e não somente os futuros.

O deputado Mitraud também defende a inclusão dos membros dos Poderes Judiciário e Legislativo (magistrados e parlamentares) na PEC 32 (reforma administrativa), assim como os integrantes do Ministério Público (promotores e procuradores) em todas as esferas da federação.


Texto: Fritz R. Nunes com informações de ‘O Dia’
Foto: EBC

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias