Reforma Administrativa não poupará atuais servidores SVG: calendario Publicada em 06/11/20 15h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/11/20 15h54m
SVG: views 771 Visualizações

Marinalva Oliveira avalia a PEC 32/20 em nova edição do Ponto de Pauta

Alt da imagem
Próximas fases da reforma criam condições para aprofundamento, avalia Marinalva

A professora da UFRJ e ex-presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, é a entrevistada da nova edição do programa Ponto de Pauta, disponível em vídeo e podcast, inclusive no player ao final dessa nota. Marinalva foi convidada para falar de um dos grandes desafios do serviço público brasileiro para esse ano de 2020: combater e derrotar a PEC 32/20, conhecida como a Reforma Administrativa. E a docente não poupa argumentos para apontar a PEC como um golpe duríssimo contra o que ela chama de “políticas públicas”. “O que está por trás dessa reforma é acabar com as políticas públicas, no sentido de o Estado provê-las, e entregar isso nas mãos das chamadas parcerias público privadas”, declara. Por políticas públicas a professora se refere a setores fundamentais para a sociedade e cujo atendimento advém, na imensa maioria das vezes, do serviço público. “A população deixará de ter acesso a essas políticas públicas, ou seja, educação, saúde, previdência. E aí vai se transformar em serviço e se transformando em serviço serão vendidas e quem não tiver dinheiro para pagar, não vai ter acesso”, avalia Marinalva.

Um outro ponto chave abordado pela professora na entrevista coloca em cheque um dos principais argumentos apresentados por Bolsonaro, Mourão e Paulo Guedes: os atuais servidores e servidoras não serão afetados. Em primeiro lugar Marinalva salienta que essa reforma afetará a todos os entes federados. Além disso, é fundamental ter em mente que a PEC prevê mais duas fases que criarão condições para o seu aprofundamento: a 2ª será de ajustes no estatudo do servidor e a 3ª será de consolidação de cargos e funções. Tudo isso, é importante dizer, poderá ser feito por leis complementares ou do próprio chefe do executivo, o que facilita absurdamente a aprovação de tais propostas. E é aí que entram as possibiliades de atingir quem está no serviço público hoje.

Ao pensarmos nas demais fases da PEC, não é um absurdo cogitar que o governo proponha desmontar cargos e fundir órgãos, por exemplo. Tais medidas, por consequência, podem extinguir carreiras inteiras, ao que Marinalva questiona: “ao extinguir o RJU (Regime Jurídico Único) você desvaloriza (uma série de carreiras). E qual o governo vai investir em uma carreira que não existe mais?” Além disso, a professora chama a atenção para a possibilidade de mudanças nos estatutos dos servidores (novamente, por leis complementares), o que pode mudar regras para processos administrativos, exonerações e afins. E isso não afetará apenas futuros servidores, mas também atuais.

A entrevista completa pode ser conferida no player abaixo e em nossas redes sociais.

Texto: Rafael Balbueno
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias