MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

03/12/2020   05/12/20 11h01 | A+ A- | 312 visualizações

Agenda 2021 da Sedufsm destacará importância das ruas para a luta política

Brinde aos (às) sindicalizados (as) estará disponível a partir da primeira quinzena do mês de janeiro


Agenda é produzida pela Editora Sundermann e tem poesias e obras de arte em suas páginas internas

A diretoria “Classista, autônoma e democrática” encerrará seu trabalho na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro, quando passará a direção do sindicato para a chapa Renova Sedufsm, eleita no pleito ocorrido em novembro. Como última ação de sua gestão, contudo, organizou a agenda 2021 da Sedufsm, que já está em fase de confecção pela editora Sundermann. A previsão é de que o brinde esteja disponível aos (às) sindicalizados (as) a partir da primeira quinzena de janeiro de 2021. Assim que tivermos a data específica e a metodologia de distribuição, divulgaremos aqui em nosso site.

Tendo por mote a centralidade das mobilizações de rua para a luta política brasileira, a agenda trará imagens e referências a momentos que marcaram o último período, especialmente atos e manifestações protagonizados por trabalhadores, estudantes e suas entidades representativas em Santa Maria.

Atos organizados, por exemplo, pela Frente Única de Trabalhadoras e Trabalhadores de Santa Maria (FUTT), da qual a Sedufsm foi proponente e integrante orgânica. Destacamos aqui a grande greve geral de 2017, considerada a maior dos últimos 100 anos e que levou milhares às ruas de Santa Maria, rendendo uma das fotos mais bonitas dos últimos anos: a Avenida Riachuelo completamente preenchida de rostos, bandeiras e espírito de luta. Na pauta da greve, a resistência às reformas previdenciária e trabalhista e à lei das terceirizações propostas pelo governo de Michel Temer. 

Outros protestos tiveram por motivação o rechaço à antiga PEC do Teto de Gastos (hoje Emenda Constitucional 95), também de Temer, à Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro e aos cortes orçamentários que fizeram as universidades sangrar. Protestos cuja intenção principal era dialogar e sensibilizar a população para a importância de se mobilizar por direitos.

Autonomia

No texto que inaugura a agenda, a gestão “Classista, autônoma e democrática”, após contextualizar os diversos ataques a que os trabalhadores vêm sendo submetidos em meio a uma das maiores crises sanitárias e econômicas da história do capitalismo, aponta que é necessário reforçar o caráter autônomo e democrático tanto da Sedufsm quanto das lutas nas quais o sindicato se envolve.

“É, pois, no contexto desses ataques que a diretoria da Sedufsm na gestão 2018-2020 reafirma a importância de avançarmos cada vez mais na construção de uma seção sindical democrática e autônoma frente a qualquer governo, aos partidos políticos e à reitoria para, com independência, avançarmos na organização da luta em defesa da nossa categoria, da classe trabalhadora e contra o desmonte do serviço público que vem se agravando nas duas últimas décadas”, aponta trecho do texto.

E segue: “A continuidade da defesa da Universidade efetivamente pública, gratuita, autônoma, de qualidade, democrática e socialmente referenciada, estruturada na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, deve ser tomada por nós, enquanto Sedufsm, como pauta absolutamente necessária e intransferível, como única garantia possível para manter a autonomia didática e científica da universidade, sem as interferências advindas do financiamento privado”.

Informações técnicas

A agenda 2021, produzida pela Editora Sundermann, terá o miolo trabalhado em aquarelas com representação gráfica para cada estação do ano, além de poesias e obras de arte de artistas consagrados em suas páginas internas, sendo encadernada em Wire-O.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041