Agenda 2021 da Sedufsm destacará importância das ruas para a luta política SVG: calendario Publicada em 03/12/20 10h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/12/20 11h01m
SVG: views 1072 Visualizações

Brinde aos (às) sindicalizados (as) estará disponível a partir da primeira quinzena do mês de janeiro

Alt da imagem

A diretoria “Classista, autônoma e democrática” encerrará seu trabalho na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro, quando passará a direção do sindicato para a chapa Renova Sedufsm, eleita no pleito ocorrido em novembro. Como última ação de sua gestão, contudo, organizou a agenda 2021 da Sedufsm, que já está em fase de confecção pela editora Sundermann. A previsão é de que o brinde esteja disponível aos (às) sindicalizados (as) a partir da primeira quinzena de janeiro de 2021. Assim que tivermos a data específica e a metodologia de distribuição, divulgaremos aqui em nosso site.

Tendo por mote a centralidade das mobilizações de rua para a luta política brasileira, a agenda trará imagens e referências a momentos que marcaram o último período, especialmente atos e manifestações protagonizados por trabalhadores, estudantes e suas entidades representativas em Santa Maria.

Atos organizados, por exemplo, pela Frente Única de Trabalhadoras e Trabalhadores de Santa Maria (FUTT), da qual a Sedufsm foi proponente e integrante orgânica. Destacamos aqui a grande greve geral de 2017, considerada a maior dos últimos 100 anos e que levou milhares às ruas de Santa Maria, rendendo uma das fotos mais bonitas dos últimos anos: a Avenida Riachuelo completamente preenchida de rostos, bandeiras e espírito de luta. Na pauta da greve, a resistência às reformas previdenciária e trabalhista e à lei das terceirizações propostas pelo governo de Michel Temer. 

Outros protestos tiveram por motivação o rechaço à antiga PEC do Teto de Gastos (hoje Emenda Constitucional 95), também de Temer, à Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro e aos cortes orçamentários que fizeram as universidades sangrar. Protestos cuja intenção principal era dialogar e sensibilizar a população para a importância de se mobilizar por direitos.

Autonomia

No texto que inaugura a agenda, a gestão “Classista, autônoma e democrática”, após contextualizar os diversos ataques a que os trabalhadores vêm sendo submetidos em meio a uma das maiores crises sanitárias e econômicas da história do capitalismo, aponta que é necessário reforçar o caráter autônomo e democrático tanto da Sedufsm quanto das lutas nas quais o sindicato se envolve.

“É, pois, no contexto desses ataques que a diretoria da Sedufsm na gestão 2018-2020 reafirma a importância de avançarmos cada vez mais na construção de uma seção sindical democrática e autônoma frente a qualquer governo, aos partidos políticos e à reitoria para, com independência, avançarmos na organização da luta em defesa da nossa categoria, da classe trabalhadora e contra o desmonte do serviço público que vem se agravando nas duas últimas décadas”, aponta trecho do texto.

E segue: “A continuidade da defesa da Universidade efetivamente pública, gratuita, autônoma, de qualidade, democrática e socialmente referenciada, estruturada na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, deve ser tomada por nós, enquanto Sedufsm, como pauta absolutamente necessária e intransferível, como única garantia possível para manter a autonomia didática e científica da universidade, sem as interferências advindas do financiamento privado”.

Informações técnicas

A agenda 2021, produzida pela Editora Sundermann, terá o miolo trabalhado em aquarelas com representação gráfica para cada estação do ano, além de poesias e obras de arte de artistas consagrados em suas páginas internas, sendo encadernada em Wire-O.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias