Servidores realizam atos contra a reforma administrativa nesta quinta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/12/20 20h18m
SVG: views 620 Visualizações

Mobilizações também denunciam privatizações e fim do Auxílio Emergencial

Alt da imagem

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, ocorre o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, as privatizações e o fim do Auxílio Emergencial. Organizada por entidades do funcionalismo público federal, estadual e municipal, a data será marcada por atos virtuais e presenciais – respeitando as medidas de segurança sanitárias – em diversas cidades do país.

Em Santa Maria, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM promoverá ato virtual às 20h da quinta, com transmissão pela página de Facebook da entidade. Intitulado "Em defesa da autonomia universitária e contra os cortes orçamentários", o ato terá a participação de Laura Regina da Fonseca, presidenta da Sedufsm e docente do departamento de Serviço Social. Na atividade, ela falará sobre os impactos dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Bolsonaro às universidades - em especial à UFSM -  e explicará o processo de consulta para próxima gestão da Reitoria. Laura dividirá a mesa virtual com Ana Flávia Lira, coordenadora Geral do DCE da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA), que falará sobre o processo de intervenção e criminalização que o movimento estudantil de sua universidade vem sofrendo. 

Outros atos pelo Brasil

Uma das manifestações está marcada para às 9h – com concentração a partir das 8h -, em frente ao Palácio do Buriti, em Brasília. De lá, sairá uma carreata que percorrerá a Esplanada dos Ministérios e terminará em frente ao Congresso Nacional, onde ocorre um ato unificado a partir das 10h.

Em São Paulo (SP), um ato está marcado para às 10h, na Praça Ramos. Já em Porto Alegre (RS), a Frente dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul programou um ato em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual, às 10h.

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, conclama a categoria que não puder participar dos atos presencialmente a participar virtualmente, pelas redes sociais do Sindicato Nacional.

"É importante, nesse momento, fortalecermos essas lutas, essas pautas que são urgentes, nos conectando com o conjunto da classe trabalhadora, com as entidades da Educação e com a nossa categoria, para dizer não ao governo Bolsonaro e a todas as medidas que retiram os diretos, atacam a Educação e destroem o serviço público", disse.

Além do ato desta quinta (10) foi aprovado um calendário de lutas - organizado pelo Fonasefe e entidades do setor da Educação - que teve início no último sábado (5). Veja aqui.

Reforma Administrativa
Propagada pelo presidente Jair Bolsonaro como o fim dos "privilégios" e a "salvação" para o equilíbrio financeiro das contas públicas no país, a reforma Administrativa foi enviada ao Congresso Nacional no dia 3 de setembro. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, caso aprovada, promoverá a desestruturação de serviços públicos, em especial daqueles relacionados aos direitos sociais garantidos constitucionalmente à população.

Note-se ainda que a reforma poupará militares, juízes, parlamentares e não atinge, também, as tão comentadas disparidades salariais no serviço público. Ao contrário, a PEC destaca apenas os servidores do Executivo da União, Estados e Municípios.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público

Veja todas as notícias