MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

09/12/2020   09/12/20 20h18 | A+ A- | 334 visualizações

Servidores realizam atos contra a reforma administrativa nesta quinta

Mobilizações também denunciam privatizações e fim do Auxílio Emergencial


Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, ocorre o Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, as privatizações e o fim do Auxílio Emergencial. Organizada por entidades do funcionalismo público federal, estadual e municipal, a data será marcada por atos virtuais e presenciais – respeitando as medidas de segurança sanitárias – em diversas cidades do país.

Em Santa Maria, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM promoverá ato virtual às 20h da quinta, com transmissão pela página de Facebook da entidade. Intitulado "Em defesa da autonomia universitária e contra os cortes orçamentários", o ato terá a participação de Laura Regina da Fonseca, presidenta da Sedufsm e docente do departamento de Serviço Social. Na atividade, ela falará sobre os impactos dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Bolsonaro às universidades - em especial à UFSM -  e explicará o processo de consulta para próxima gestão da Reitoria. Laura dividirá a mesa virtual com Ana Flávia Lira, coordenadora Geral do DCE da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA), que falará sobre o processo de intervenção e criminalização que o movimento estudantil de sua universidade vem sofrendo. 

Outros atos pelo Brasil

Uma das manifestações está marcada para às 9h – com concentração a partir das 8h -, em frente ao Palácio do Buriti, em Brasília. De lá, sairá uma carreata que percorrerá a Esplanada dos Ministérios e terminará em frente ao Congresso Nacional, onde ocorre um ato unificado a partir das 10h.

Em São Paulo (SP), um ato está marcado para às 10h, na Praça Ramos. Já em Porto Alegre (RS), a Frente dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul programou um ato em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual, às 10h.

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, conclama a categoria que não puder participar dos atos presencialmente a participar virtualmente, pelas redes sociais do Sindicato Nacional.

"É importante, nesse momento, fortalecermos essas lutas, essas pautas que são urgentes, nos conectando com o conjunto da classe trabalhadora, com as entidades da Educação e com a nossa categoria, para dizer não ao governo Bolsonaro e a todas as medidas que retiram os diretos, atacam a Educação e destroem o serviço público", disse.

Além do ato desta quinta (10) foi aprovado um calendário de lutas - organizado pelo Fonasefe e entidades do setor da Educação - que teve início no último sábado (5). Veja aqui.

Reforma Administrativa
Propagada pelo presidente Jair Bolsonaro como o fim dos "privilégios" e a "salvação" para o equilíbrio financeiro das contas públicas no país, a reforma Administrativa foi enviada ao Congresso Nacional no dia 3 de setembro. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, caso aprovada, promoverá a desestruturação de serviços públicos, em especial daqueles relacionados aos direitos sociais garantidos constitucionalmente à população.

Note-se ainda que a reforma poupará militares, juízes, parlamentares e não atinge, também, as tão comentadas disparidades salariais no serviço público. Ao contrário, a PEC destaca apenas os servidores do Executivo da União, Estados e Municípios.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041