MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

18/12/2020   18/12/20 17h21 | A+ A- | 461 visualizações

Sessão solene do Consu homenageia 60 anos da UFSM

Na reunião foi apresentado o Relatório da Covid-19, com o mapeamento das principais ações da universidade no combate à pandemia


Burmann lembrou que mais de 50% de toda a produção científica da UFSM é feita por mulheres

A reunião do Conselho Universitário (Consu) da UFSM na manhã desta sexta-feira, 18, foi bem diferente das usuais. De caráter solene, o encontro teve como objetivo central homenagear a instituição por ter completado, em 14 de dezembro, 60 anos de existência. A Sedufsm esteve representada na atividade pela professora Marian Noal Moro

De início, a jornalista Mariana Henriques, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, apresentou os nove eixos que estruturam o Relatório da Covid-19, disponível para download no site www.ufsm.br/coronavirus.

Tendo sido construído desde maio deste ano, o documento não tem por objetivo apresentar resultados prontos, visto que, como a pandemia não acabou, diversos projetos e pesquisas ainda estão em andamento. A ideia foi mapear as principais iniciativas da universidade para auxiliar no combate ao novo coronavírus nos mais variados âmbitos.

Alguns exemplos citados foram as campanhas solidárias; o Dique Covid Ufsm e o Disque Covid Ufsm – Acolhe Mulheres; o Observatório da Covid-19; a realização de quase 40 mil testes de Covid-19; a produção de álcool em gel e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); a recuperação, adaptação e desenvolvimento de respiradores; os editais de fomento a ações de combate à Covid-19; programações culturais e educativas virtuais; auxílio transporte aos (às) estudantes que desejassem retornar às suas localidades de origem e auxílio àqueles (as) que ficaram nas moradias estudantis; cursos de capacitação e projetos de qualidade de vida do (a) servidor (a); dentre outras iniciativas.

60 anos

Em dois momentos da sessão solene do Consu – que pode ser vista, na íntegra, aqui – foram exibidos vídeos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Num deles, em parceria com a banda Magical Mistery, é interpretada a canção “Here Comes The Sun”, dos Beatles. Os materiais foram produzidos como parte de uma série de homenagens aos 60 anos da UFSM. Quem quiser ver mais conteúdos sobre a data pode acessar www.ufsm.br/60-anos-ufsm.

Ainda durante a sessão foi apresentada a placa alusiva ao aniversário de 60 anos, cuja inscrição diz: “Há 60 anos construindo laços com a comunidade, através do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência”. A placa ficará na entrada do campus sede da UFSM e será inaugurada quando as condições sanitárias permitirem.

Ao final, o reitor Paulo Burmann realizou um agradecimento especial aos (às) profissionais de saúde e pesquisadores (as) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) que vêm atuando na linha de frente do combate à Covid-19.

Buscando dimensionar a importância da UFSM nacional e internacionalmente, o reitor trouxe os seguintes dados: é a décima universidade do mundo em produção científica feita pelas mãos e cérebros das mulheres - 50,4 % de toda produção científica da Ufsm é de responsabilidade das mulheres e uma das 300 universidades mais inclusivas do mundo. Burmann também lembrou que, na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), oito cursos da UFSM obtiveram nota máxima

Ao fim, o reitor citou uma frase do fundador, José Mariano da Rocha Filho: “os homens passam, mas as ideias que defendem, se úteis à coletividade, permanecem para sempre”.

A Sedufsm produziu uma matéria com depoimentos de docentes, técnico-administrativos e estudantes que tiveram e ainda têm a UFSM como um dos cenários mais importantes de suas vidas. No texto é possível também ver a importância da universidade para o despertar político de estudantes e trabalhadores (as), que, não raramente, vêm defendendo a instituição dos inúmeros ataques desferidos pelo governo de Bolsonaro. Leia aqui a reportagem.

Texto e prints: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

 



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041