Reitores das federais pedem celeridade na vacinação contra a Covid-19 SVG: calendario Publicada em 13/01/21 15h40m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/01/21 15h44m
SVG: views 538 Visualizações

Andifes diz em nota que imunização deve ser feita de forma universal, exclusivamente através do SUS

Alt da imagem
Coronovac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é a vacina mais adiantada

Na última terça, 12 de janeiro, A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), divulgou nota pública em que reivindica às autoridades brasileiras que acelerem a disponibilização do Plano Nacional de Imunização (PMI) contra a Covid-19. A Andifes também defende que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa devem ser disponibilizadas pelo governo federal e, que, isso deve ser feito de forma universal, ou seja, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Diz um dos trechos da nota que reproduzimos abaixo, que “a saúde do povo e a economia do País exigem responsabilidade e ação imediata dos poderes públicos”. Confira a seguir.

“A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vem a público conclamar as autoridades responsáveis a acelerarem a disponibilização do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 de execução abrangente e acessível a todos os brasileiros.

É sabido que o locus da ciência brasileira se encontra nas universidades públicas, as quais, desde o início da pandemia, se apresentaram para o enfrentamento do Coronavírus, a postos com seus laboratórios, seus pesquisadores, seus hospitais e toda a sua estrutura.

Da mesma forma, sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) tornou possível que o Brasil dispusesse de um dos melhores e mais abrangentes programas públicos de imunizações do mundo, responsável pela prevenção, controle e extinção de várias doenças. Portanto, a vacinação contra a Covid-19 deve ocorrer exclusivamente por meio do SUS.

O que o Brasil necessita agora é de um Plano Operacional de Imunização, usando todas as vacinas aprovadas pela Anvisa, que contemple a todos os brasileiros gratuitamente, seguindo critérios de priorização técnicos e humanitários. A sociedade brasileira não pode e nem deve tolerar nenhum tipo de uso político da vacina, bem como não são aceitáveis quaisquer privilégios de qualquer natureza para acesso ao imunizante.

A saúde do povo e a economia do País exigem responsabilidade e ação imediata dos poderes públicos. Defendemos que toda a população brasileira tenha garantido seu direito à vacina, em campanha coordenada pelo Ministério da Saúde, envolvendo todos os entes federativos, com a eficiência e celeridade necessárias para garantir que tenhamos a superação dessa pandemia com a maior brevidade.

Ancorado na ciência, o momento deve ser de união e solidariedade. A vacina é um direito de todos!

Andifes – Brasília, 12 de janeiro de 2020.”


Fonte: UFSM/Andifes
Foto: Governo de SP
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias