Dica cultural: professora recomenda websérie ‘saudades do pago’ SVG: calendario Publicada em 29/01/21 16h18m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/01/21 16h21m
SVG: views 897 Visualizações

Ada Machado Silveira fala de projeto sobre músicos que tiveram carreiras longe do Estado

Alt da imagem
Capa do website 'Saudades do pago'

Sextou na quarentena! A dica cultura desta sexta, 29, é da professora Ada Cristina Machado Silveira, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Em sua resenha, ela fala da websérie ‘Saudades do pago’, um projeto cultural que apresenta músicos que desenvolveram suas carreiras longe do Estado. Confira a seguir.

“Música, canto e poesia em ‘Saudades do Pago’.

Minha dica cultural é a websérie ‘Saudades do pago’ (https://saudadesdopago.com.br), projeto cultural que apresenta músicos que desenvolvem suas carreiras longe do Estado. Em oito episódios, artistas de formação e estilo variados executam musicalmente e comentam didaticamente aspectos de nossas matrizes culturais. A pluralidade está registrada em marcas de pegadas eruditas e populares, canto, composição, instrumentos de corda, sopro e percussão, ademais de estilos e performances inovadoras. Minidocumentários expõem, em cada episódios, aspectos da formação e trajetória de oito artistas. A distância territorial e a marca indelével do saudosismo, tão celebrado e também detratado na cultura gaúcha, aparecem nos relatos e ainda em declamações autorais de poetas gaúchos como Silvana Andrade, Romila Amaral, Marcia Graciola, Loresoni Barbosa, Neiton Bittencourt, Pedro Júnior da Fontoura e Carlos Omar. 

Cada episódio conta com 15 a 20 minutos de duração e intercalam imagens e sons, com entrevistas e performances justapostas de artistas que se encontram pelo mundo. Veiculados na plataforma Youtube, apresentam aulas gravadas especialmente para a série (https://www.youtube.com/watch?v=J-amwk_23UA&feature=emb_logo) e são de amplo acesso graças à iniciativa de Fernando Graciola, violonista formado na UFSM, arranjador, professor, compositor e coordenador do projeto que acompanha todas as performances. Ele também idealizou e realizou projetos como "Fernando Graciola Solo", "Sul do Mundo" e "Mafuá Trio Instrumental".  Graciola conta com apoio do Portal Região dos Vales e patrocinadores diversos.

Ronison Borba começa a série com noções de acordeon, o celebrado instrumento de nosso cancioneiro popular. Mauro Madruga desempenha frente ao trombone. Paloma Pitaya nos enternece com um chamamé de sua autoria executado no violino. Edson Correa executa e nos dá uma aula de piano. Tiago Daiello nos aproxima do contrabaixo elétrico. Paula Rodriguez nos encantou com seu canto e orientações sobre o cantar. Dani Barilli está presente com sua guitarra muito bem tratada. Por fim, uma aula de pensamento musical com Daniel Selvage. Um projeto muito bem conduzido e financiado pela Secretaria de Estado de Cultura de nosso Estado”.


Ada Cristina Machado Silveira

Professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM


Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Imagens: Arquivo

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias