MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Sindicato

ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.


Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

29/01/2021   29/01/21 16h21 | A+ A- | 285 visualizações

Dica cultural: professora recomenda websérie ‘saudades do pago’

Ada Machado Silveira fala de projeto sobre músicos que tiveram carreiras longe do Estado


Capa do website 'Saudades do pago'

Sextou na quarentena! A dica cultura desta sexta, 29, é da professora Ada Cristina Machado Silveira, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Em sua resenha, ela fala da websérie ‘Saudades do pago’, um projeto cultural que apresenta músicos que desenvolveram suas carreiras longe do Estado. Confira a seguir.

“Música, canto e poesia em ‘Saudades do Pago’.

Minha dica cultural é a websérie ‘Saudades do pago’ (https://saudadesdopago.com.br), projeto cultural que apresenta músicos que desenvolvem suas carreiras longe do Estado. Em oito episódios, artistas de formação e estilo variados executam musicalmente e comentam didaticamente aspectos de nossas matrizes culturais. A pluralidade está registrada em marcas de pegadas eruditas e populares, canto, composição, instrumentos de corda, sopro e percussão, ademais de estilos e performances inovadoras. Minidocumentários expõem, em cada episódios, aspectos da formação e trajetória de oito artistas. A distância territorial e a marca indelével do saudosismo, tão celebrado e também detratado na cultura gaúcha, aparecem nos relatos e ainda em declamações autorais de poetas gaúchos como Silvana Andrade, Romila Amaral, Marcia Graciola, Loresoni Barbosa, Neiton Bittencourt, Pedro Júnior da Fontoura e Carlos Omar. 

Cada episódio conta com 15 a 20 minutos de duração e intercalam imagens e sons, com entrevistas e performances justapostas de artistas que se encontram pelo mundo. Veiculados na plataforma Youtube, apresentam aulas gravadas especialmente para a série (https://www.youtube.com/watch?v=J-amwk_23UA&feature=emb_logo) e são de amplo acesso graças à iniciativa de Fernando Graciola, violonista formado na UFSM, arranjador, professor, compositor e coordenador do projeto que acompanha todas as performances. Ele também idealizou e realizou projetos como "Fernando Graciola Solo", "Sul do Mundo" e "Mafuá Trio Instrumental".  Graciola conta com apoio do Portal Região dos Vales e patrocinadores diversos.

Ronison Borba começa a série com noções de acordeon, o celebrado instrumento de nosso cancioneiro popular. Mauro Madruga desempenha frente ao trombone. Paloma Pitaya nos enternece com um chamamé de sua autoria executado no violino. Edson Correa executa e nos dá uma aula de piano. Tiago Daiello nos aproxima do contrabaixo elétrico. Paula Rodriguez nos encantou com seu canto e orientações sobre o cantar. Dani Barilli está presente com sua guitarra muito bem tratada. Por fim, uma aula de pensamento musical com Daniel Selvage. Um projeto muito bem conduzido e financiado pela Secretaria de Estado de Cultura de nosso Estado”.


Ada Cristina Machado Silveira

Professora do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM


Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Imagens: Arquivo



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041