A Sedufsm informa que a partir de segunda, 23 de março, a sede do sindicato estará fechada e todos os atendimentos serão realizados de forma remota (online), por tempo indeterminado. Os (as) sindicalizados (as) poderão entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou dos telefones (55) 99614-2696 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
12/02/2021 12/02/21 17h59 | A+ A- | 149 visualizações
Sextou na quarentena! A dica desta sexta-feira, 12 de fevereiro, é do professor Leonardo Botega, diretor da Sedufsm e docente de História do Colégio Politécnico. Aqui, ele destaca um espetáculo teatral, disponível para visualização no Youtube, que fala sobre a vida de Asja Lacis, atriz, diretora de teatro e militante socialista.
*Como viemos fazendo desde o início da pandemia, a ideia, neste espaço, é convidar professores/as para indicarem alguma obra cultural, partilhando sugestões e percepções para que os finais de semana em meio à pandemia possam ser mais diversos e agradáveis – ainda que passados em casa. Se você, professor/a, tem interesse em escrever sobre alguma obra – filme, documentário, livro, disco, peça teatral -, passa um email para sedufsm@terra.com.br
“Asja Lacis Já Não me Escreve”
O ano de 2020 foi marcado pela rememoração dos 80 anos da trágica morte do Walter Benjamin. Inúmeros foram os eventos que tiveram como objetivo refletir sobre a obra do autor de Passagens e das Teses sobre o conceito de História, entre esses destaco “Walter Benjamin 1940-2020, oitenta anos sem/com Walter Benjamin” realizado pelo Laboratório de Usos Políticos do Passado do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Destaco tal evento não apenas pelas brilhantes reflexões propostas sobre a obra e a vida desse importante filósofo judeu-alemão, mas, sobretudo, por ter resgatado as suas relações de afeto, cumplicidade e amizade. E foi justamente nesse resgate que foi trazida à tona a esquecida figura da militante, atriz, diretora de teatro e mãe de duas filhas, Asja Lacis.
A Mesa de Diálogo “Walter Benjamin entre amigos: Asja Lacis e Bertold Brecht” contou com a presença da atriz e diretora de Teatro, Maria Vitória do Grupo Terceiro Corpo. Em 2017, o grupo apresentou o espetáculo “Asja Lacis Já Não me Escreve”, trazendo ao público a trajetória, a arte e os dramas da vida desta significativa personagem da Primeira Metade do Século XX. Nascida na Letônia, em 1891, Asja, com quem Walter Benjamin teve um intenso relacionamento amoroso, se destacou na década de 1920 por organizar trupes de teatros para crianças e trabalhadores na URSS. Em um momento onde, mesmo em um país socialista, a política era predominantemente masculina, se destacou pelo seu intenso protagonismo político-cultural. Foi responsável por apresentar a Bertold Brecht as teorias e as experiências da vanguarda soviética. Com o dramaturgo alemão desenvolveu uma intensa e constante troca de correspondência até a sua prisão em um campo de concentração stalinista. O título da peça inclusive é retirado de uma passagem dos diários de Brecht. Em janeiro de 1939, ele escreve: “Asja Lacis já não me escreve”.
O espetáculo, um primor do Teatro e da Dança, está disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=RcRLc8XlQfo".
Leonardo da Rocha Botega
Docente de História do Colégio Politécnico
Edição: Bruna Homrich
Imagens: Youtube, El Punt Avui e Arquivo Pessoal
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
25/02 - Calendário aprovado na UFSM pode gerar sobrecarga de trabalho docente
24/02 - Sedufsm convoca assembleia virtual para discutir decreto 10.620
24/02 - Sindicato abre chamada para rearticular Grupos de Trabalho
23/02 - SEDUFSM chama para campanha urgente contra a PEC 186
22/02 - Sedufsm assina moção pela libertação dos presos políticos no Chile
Compartilhe com sua rede social!