A Sedufsm informa que, desde o dia 23 de março de 2020, em função da pandemia, a sede do sindicato está fechada e os atendimentos sendo realizados de forma remota. Os (as) sindicalizados (as) podem entrar em contato com a entidade das 8h às 12h e das 14h às 18h através do e-mail sedufsm@terra.com.br ou pelos telefones (55) 99962-2248 e (55) 99935-8017.
Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
24/02/2021 24/02/21 19h45 | A+ A- | 245 visualizações
Presidenta do Conselho destaca papel do voluntariado na força-tarefa da vacinação
Em nota divulgada na última terça-feira, 23 de fevereiro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) reforça seu posicionamento contrário ao retorno das aulas na educação básica e superior sem garantia de vacinação. Conforme disse a presidenta da entidade, Maria do Carmo Quaiato, à Assessoria de Imprensa da Sedufsm, o Conselho já havia aprovado, em setembro do ano passado, uma resolução em que se posicionava contrário ao retorno das aulas presenciais sem que professores e demais trabalhadores da educação fossem vacinados. Inclusive professores da educação superior.
“A parada que precisamos dar é para conter a disseminação do vírus. Natal, Ano Novo, Carnaval, todos esses eventos fizeram aumentar muito o número de pessoas infectadas. A gente não tem leitos, os trabalhadores da saúde estão cansados. Nosso papel [como Conselho] é tentar conscientizar a sociedade a ficar em casa e ter cuidados de proteção e de higiene”, disse Maria do Carmo.
Ela está na linha de frente da vacinação em Santa Maria e diz que a cidade já apresenta um bom panorama de vacinas. Todos os profissionais de saúde que trabalham em hospitais já receberam as doses, garante a presidenta, assim como todos os idosos residentes de lares de longa permanência. Agora, o objetivo é vacinar todos os idosos acima de 80 anos, bem como outros profissionais da saúde que têm contato com pacientes. Maria do Carmo ressalta que a equipe que aplica as vacinas é composta, em grande parte, por estudantes voluntários de universidades e cursos técnicos. “Temos que enaltecer esse trabalho das instituições de ensino”, destaca.
Ela diz haver a esperança de que, nos próximos dias, aconteça a liberação para que os governos estaduais e municipais possam comprar diretamente as vacinas – o que tende a aumentar consideravelmente a capacidade de imunização.
Leia, abaixo, a íntegra da nota do CMS. Em anexo ao final da página também está disponível a Resolução nº 007/2020, na qual a entidade manifesta sua contrariedade ao retorno das aulas presenciais no município de Santa Maria. Cabe lembrar que a professora Marian Noal Moro, diretora da Sedufsm, ocupa atualmente a vice-presidência do Conselho.
“Nota do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria-RS
- Considerando a atual conjuntura verificada através dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus, tendo em vista o aumento no número de casos de Covid-19, de hospitalizações, de internações em Unidade de Tratamento Intensivo-UTI, por Covid-19, e, principalmente, o aumento do número de óbitos;
- Considerando que a capacidade instalada de atenção à saúde no enfrentamento da pandemia é limitada em termos de recursos materiais e de profissionais de saúde;
- Considerando que, segundo informações de especialistas, as variantes do vírus que está circulando agora são mais agressivas e com velocidade maior de transmissão na população mais jovem;
- Considerando as dificuldades em oportunizar à população brasileira um processo de vacinação mais rápido, mais seguro e mais eficiente;
- Considerando que, apesar dos dados epidemiológicos desfavoráveis, as aglomerações de pessoas aumentaram nos diferentes espaços públicos, o Conselho Municipal RESOLVE apoiar as iniciativas do Governo do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS que tem por objetivo promover a efetivação do distanciamento social, reiterando sua posição anterior de só aprovar o retorno das aulas presenciais após a efetiva vacinação da população envolvida.
O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria faz um chamamento à população neste grave momento para que cumpram e façam cumprir todas as normas emanadas pelos poderes públicos no enfrentamento desta grave situação. Somos sabedores de que todos estamos cansados; pais, mães, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores. Mas o que dizer dos trabalhadores da saúde e dos demais serviços que atuam na linha de frente desta pandemia; também estão todos muito cansados.
Portanto, é imperioso que cada um e cada uma de nós tenhamos um pouco mais de paciência, e façamos cada um e cada uma a nossa parte neste momento. FIQUE EM CASA!
Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e um”.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: Print
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
16/04 - Se Educação é essencial, por que seu orçamento é estrangulado?, questiona diretor da Sedufsm
15/04 - CPI da Covid pode ser o início do fim do governo Bolsonaro?
14/04 - UFSM promove live com especialistas sobre vacinação e pandemia
14/04 - Sedufsm coloca outdoor em defesa da vacina e pelo Fora Bolsonaro
13/04 - Relatório mostra que governo federal deixou de gastar mais de R$ 80 bi do orçamento destinado à pandemia
Compartilhe com sua rede social!