Conselho Municipal de Saúde reforça: volta às aulas só com vacinação SVG: calendario Publicada em 24/02/21 19h33m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/02/21 19h45m
SVG: views 654 Visualizações

Entidade preocupa-se com avançar da pandemia e pede consciência à população

Alt da imagem

Em nota divulgada na última terça-feira, 23 de fevereiro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) reforça seu posicionamento contrário ao retorno das aulas na educação básica e superior sem garantia de vacinação. Conforme disse a presidenta da entidade, Maria do Carmo Quaiato, à Assessoria de Imprensa da Sedufsm, o Conselho já havia aprovado, em setembro do ano passado, uma resolução em que se posicionava contrário ao retorno das aulas presenciais sem que professores e demais trabalhadores da educação fossem vacinados. Inclusive professores da educação superior.

“A parada que precisamos dar é para conter a disseminação do vírus. Natal, Ano Novo, Carnaval, todos esses eventos fizeram aumentar muito o número de pessoas infectadas. A gente não tem leitos, os trabalhadores da saúde estão cansados. Nosso papel [como Conselho] é tentar conscientizar a sociedade a ficar em casa e ter cuidados de proteção e de higiene”, disse Maria do Carmo.

Ela está na linha de frente da vacinação em Santa Maria e diz que a cidade já apresenta um bom panorama de vacinas. Todos os profissionais de saúde que trabalham em hospitais já receberam as doses, garante a presidenta, assim como todos os idosos residentes de lares de longa permanência. Agora, o objetivo é vacinar todos os idosos acima de 80 anos, bem como outros profissionais da saúde que têm contato com pacientes. Maria do Carmo ressalta que a equipe que aplica as vacinas é composta, em grande parte, por estudantes voluntários de universidades e cursos técnicos. “Temos que enaltecer esse trabalho das instituições de ensino”, destaca.

Ela diz haver a esperança de que, nos próximos dias, aconteça a liberação para que os governos estaduais e municipais possam comprar diretamente as vacinas – o que tende a aumentar consideravelmente a capacidade de imunização.

Leia, abaixo, a íntegra da nota do CMS. Em anexo ao final da página também está disponível a Resolução nº 007/2020, na qual a entidade manifesta sua contrariedade ao retorno das aulas presenciais no município de Santa Maria. Cabe lembrar que a professora Marian Noal Moro, diretora da Sedufsm, ocupa atualmente a vice-presidência do Conselho.

“Nota do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria-RS

- Considerando a atual conjuntura verificada através dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus, tendo em vista o aumento no número de casos de Covid-19, de hospitalizações, de internações em Unidade de Tratamento Intensivo-UTI, por Covid-19, e, principalmente, o aumento do número de óbitos;

 - Considerando que a capacidade instalada de atenção à saúde no enfrentamento da pandemia é limitada em termos de recursos materiais e de profissionais de saúde;

- Considerando que, segundo informações de especialistas, as variantes do vírus que está circulando agora são mais agressivas e com velocidade maior de transmissão na população mais jovem;

- Considerando as dificuldades em oportunizar à população brasileira um processo de vacinação mais rápido, mais seguro e mais eficiente;

- Considerando que, apesar dos dados epidemiológicos desfavoráveis, as aglomerações de pessoas aumentaram nos diferentes espaços públicos, o Conselho Municipal RESOLVE apoiar as iniciativas do Governo do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS que tem por objetivo promover a efetivação do distanciamento social, reiterando sua posição anterior de só aprovar o retorno das aulas presenciais após a efetiva vacinação da população envolvida.

O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria faz um chamamento à população neste grave momento para que cumpram e façam cumprir todas as normas emanadas pelos poderes públicos no enfrentamento desta grave situação. Somos sabedores de que todos estamos cansados; pais, mães, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores. Mas o que dizer dos trabalhadores da saúde e dos demais serviços que atuam na linha de frente desta pandemia; também estão todos muito cansados.

Portanto, é imperioso que cada um e cada uma de nós tenhamos um pouco mais de paciência, e façamos cada um e cada uma a nossa parte neste momento. FIQUE EM CASA!

Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e um”.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Print

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Nota do CMS sobre a pandemia e a volta às aulas presenciais em Santa Maria

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias