Dica cultural: “Serafina”, espetáculo de videodança disponível online SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/04/21 18h29m
SVG: views 2331 Visualizações

Flávio Campos, docente da UFSM, traz indicação em referência ao Dia Internacional da Dança

Alt da imagem
Videodança estreou em 4 de abril e segue em temporada até 7 de maio

Sextou na quarentena! Na última quinta, 29, foi comemorado o Dia Internacional da Dança. Convidamos, então, o professor Flávio de Campos Braga, docente do Curso de Dança Bacharelado da UFSM, para indicar alguma obra relacionada à data. E a escolha do docente foi o espetáculo de videodança intitulado “Serafina” e coordenado pelo Núcleo Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), sediado na Unicamp. O mais importante sobre a indicação vem agora: ela estará disponível para visualização online até o dia 7 de maio apenas. Então, corre para aproveitar.

Abaixo, a crítica do professor:

“Hoje, dia 29 de Abril, artistas e pesquisadores de Dança no Brasil e no mundo celebram o Dia Internacional da Dança. A data é comemorada também como um marco importante para pensarmos sobre ações político-pedagógicas, culturais e artísticas que consolidam e ratificam a importância da Dança na educação, na construção cidadã sensível e transformadora do ser humano. Mas vem cá, você sabia que essa data comemorativa existia? Certamente você já deve ter compreendido que eu sou da área de dança, não é mesmo? E mais, você sabia que aqui na UFSM nós temos dois cursos de graduação em Dança? Desde 2013 os cursos de Dança Bacharelado (CAL) e Licenciatura (CEFD) funcionam a todo vapor e, ano após ano, buscamos celebrar e divulgar nossas ações para esta data.

Sou professor e atual coordenador do curso de Dança Bacharelado e hoje, para marcar mais uma de nossas ações para o Dia Internacional da Dança, venho compartilhar uma “dica cultural” e, consequentemente, fazer um convite para que vocês apreciem o trabalho de criação em videodança intitulado “SERAFINA”.

“Serafina” é a mais nova produção do Núcleo Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que é sediado na UNICAMP e coordenado pela Professora, pesquisadora a artista da cena, Graziela Rodrigues. O espetáculo é fruto do Processo BPI da bailarina-pesquisadora-intérprete, e também professora da UNICAMP, Larissa Turtelli, que, numa articulação promissora e exemplar entre pesquisa acadêmica e criação artística, foi contemplada com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a criação e circulação deste trabalho.

Graziela e Larissa trabalham juntas há mais de trinta anos e têm o Método BPI como perspectiva, foco e enfoque de suas criações, pesquisas e para o ensino da Dança. Para a criação desta videodança, elas mergulharam em uma pesquisa de campo minuciosa e específica junto ao universo das Encantarias da região de Santarém, no estado do Pará. Eis aí o cerne da experiência criativa proporcionada pelo Método BPI (para mais informações, vide https://www.bailarino-pesquisador-interprete.com/ ).

“Serafina”, personagem e espetáculo, nos conduz por um caminho arrebatador, provocador e cheio de pistas sobre nossos comportamentos com nós mesmos e perante o mundo. A narrativa dançada por ela faz um mergulho profundo em nossas origens, chamando a nossa atenção para uma reconexão com nossos sentidos primeiros. Ou melhor, ela nos convida e compartilha conosco a possibilidade de nos reencontrarmos com os mitos fundantes da nossa realidade existencial humana.

Serafina salta aos meus olhos como uma xamã, um ser mítico e uma mensageira que nos mostra que é possível  se regenerar, mesmo diante de tanta dor, perdas e tristezas. Serafina é formada por muitos “corpos” e sua força ressurge das cinzas para seguir dançando e iluminando a nossa caminhada.

A videodança estreou no dia 04 de abril deste ano e segue em temporada até o dia 07 de maio numa parceria virtual com diversos espaços culturais.

O trabalho pode ser assistido até amanhã, dia 30/04, na página do Facebook do Teatro Popular de Comédia – www.facebook.com/tpccursodeteatro

E terá uma próxima exibição: dia 02/05/2021 – às 19h e dia 03/05/2021 – às 19h (versão com acessibilidade: audiodescrição e libras) na página do Facebook da Casa de Batuqueiro Produções – www.facebook.com/BatuquedeUmbigada

Nesta página ficará disponível até o dia 07/05.

E, para quem se interessar em saber um pouco mais sobre o trabalho como um todo, Larissa Turtelli fará um bate papo online no dia  04/05/2021 – às 19h (com acessibilidade: libras) no Instagram da Casa de Batuqueiro – @casa.de.batuqueiros

Assistam e celebrem conosco o Dia Internacional da Dança!

A ficha técnica do espetáculo:

Bailarina-Pesquisadora-Intérprete: Larissa Turtelli

Direção Artística: Graziela Rodrigues

Roteiro e Coreografia Graziela Rodrigues e Larissa Turtelli

Criação do videodança: Larissa Turtelli, Graziela Rodrigues e Karina Almeida

Narração: Graziela Rodrigues

Produção Cultural: Mariana Floriano e Larissa Turtelli

Gestão Cultural: Mariana Floriano e Cooperativa Paulista de Teatro

Figurinos: Márcio Tadeu

Trilha sonora: José Augusto Mannis e Gustavo Sales Rocha Santos

Iluminação: Francisco Barganian

Captação e edição de vídeo: Karina Almeida

Captação e edição de som: José Augusto Mannis e Gustavo Sales Rocha Santos

Apoio Técnico: Yasmin Berzin Capozzoli

Confecção de figurinos e adereços: Adriana Ungaretti, Creusa Ferreira Quintans,

Graciete Mary dos Santos, Juliana Schmidt Tomazini, Larissa Turtelli, Nella Paredes,

Yasmin Berzin Capozzoli e Marcenaria e Carpintaria Campos Verdes

Arte Gráfica: Giacko Studio

Assessoria de imprensa: Canal Aberto

Assessoria de mídias sociais: Bruno Guzzo - BMG Comunicação

Audiodescrição: Bell Machado

Intérprete de libras: Samuel Rodrigues

Realização: Núcleo BPI”

Flávio Campos – Docente do Curso de Dança Bacharelado da UFSM

 

 

Edição: Bruna Homrich

Imagens: Divulgação e arquivo pessoal

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias