MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Artigos

A+ | A-

Una-se

24/09/2014


Por: Maria Beatriz de Morais Carnielutti
Profª aposentada da UFSM


No dia 5 de agosto reuniram-se em Brasília dezenas de entidades, entre elas o ANDES-SN, o SINASEFE, a ANFIP, o MOSAP – Movimento dos Servidores Públicos e Aposentados, e a COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos para o Ato Nacional de lançamento do UNA-SE – Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS. Estivemos lá representando a SEDUFSM. Estiveram lá Deputados de várias bancadas e Estados. Nenhum Deputado da bancada gaúcha esteve lá. Só esteve o Senador Paulo Paim.

O UNA-SE tem como objetivo unificar, para fortalecer, as ações em defesa dos direitos na aposentadoria tanto dos Servidores Públicos quanto dos da Iniciativa Privada.

Neste primeiro momento, centra-se na luta pela agilidade na votação e aprovação da PEC 555-2006 e do PL 4434-2008. A primeira prevê a extinção gradativa da Contribuição Previdenciária nos proventos dos Aposentados e dos Pensionistas do setor público, instituída pela Emenda Constitucional- EC41- já o segundo prevê o reajuste anual de todas as aposentadorias e pensões do INSS pelo mesmo índice de correção do salário mínimo e, também, providenciar a correção das mesmas de forma a que voltem a observar o mesmo número de salários mínimos à época de suas concessões.

Ambas as matérias estão prontas para serem votadas na Câmara dos Deputados, mas há resistência em colocá-las na pauta de votação, apesar dos 430 requerimentos enviados por diversos parlamentares da Casa solicitando ao Presidente a sua inclusão. Não estamos pedindo nada que não nos seja devido. Estamos lutando para, no nosso entender, corrigir um absurdo jurídico e uma cruel injustiça.

Para que tenhamos uma unidade crescente o UNA-SE não perdeu tempo. Programou e já realizou mobilização em várias capitais. Então, mobilize-se. Junte-se a nós. Somos mais de 40 milhões. Podemos mostrar nas urnas a nossa força escolhendo representantes comprometidos com a nossa causa. Parlamentares que valorizem e respeitem o mandato que lhes será concedido pelo povo, seja para a Presidência, para as Governadorias ou para as Casas Legislativas.  

Estamos lutando por todos. Os ativos de hoje um dia também serão Aposentados e ou Pensionistas. Chega de confisco! Todos à luta!

(Publicado em A Razão de 23 de setembro de 2014)



Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041