Quem puder, fica em casa SVG: calendario Publicada em 02/06/2020 SVG: views 2391 Visualizações

Para quem pode, ficar em casa é uma atitude de solidariedade e generosidade. Pois, por mais leitos que possamos ter nas Unidade de Tratamento Intensivo, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto na rede privada, não serão suficientes para atender a todos se começarem a serem infectados de forma rápida e desordenada. É este conhecimento, oriundo de pesquisas e observações sobre a rápida contaminação deste vírus e sua letalidade, que tem movido governos do mundo inteiro a suplicar e a orientar: “Quem puder, fica em casa”.

Mas, quem não pode? E os milhões de desempregados e os trabalhadores informais deste pais? É neste sentido, que o Estado brasileiro precisa agir o mais rápido possível, incluindo famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta perspectiva, todas as ações em prol destas famílias precisam ser feitas, inclusive porque estes recursos auxiliam na circulação financeira, melhorando o nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar de todas as perdas que estamos tendo e presenciando no mundo, a exemplo de países como a China e a Itália, famílias que perderam entes queridos e nem puderam enterrá-los, ficam alguns aprendizados e temas para casa que devemos observar:

- o mundo está globalizado, todas as ações individuais têm reflexo a médio plano na vida de todos os seres humanos;

- a saúde da população está diretamente ligada à adoção de práticas de higiene;

- a educação, a saúde, a segurança pública são pilares fundamentais para uma sociedade democrática;

- o investimento na formação de gestores públicos é essencial, a fim de que possam ter conhecimentos técnicos fundamentais para poder tomar as decisões que levem em conta os preceitos da seguridade social no caso de uma calamidade como esta;

- acreditar que é possível a humanidade agir de forma solidária e interdisciplinar, mesmo quando estamos em uma PANDEMIA. Este vírus está nos fazendo lembrar que a minha existência está intimamente ligada à existência do outro.

A importância do SUS

Quando exerci o cargo de Diretora do Centro de Educação, na UFSM, tive a oportunidade, em várias sessões do Conselho Universitário, de presenciar manifestações dos conselheiros (as) (técnico-administrativos em educação, estudantes e professores(as) em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e a importância dele para assegurar a vida e as condições de assistência à saúde da população Brasileira. Muitas destas falas estão gravadas e ainda presentes em minha memória.

Lamento que, na época, estas falas não se materializaram em ações práticas em todo o país. Precisou uma Pandemia para que os gestores públicos brasileiros tomassem consciência da importância do Sistema Único da Saúde.

Precisamos, enquanto nação, estarmos sempre atentos para que o investimento em saúde pública ocorra de forma que possamos ter hospitais públicos cada vez mais preparados em infraestrutura e num número maior de médicos(as) e enfermeiros(as) para dar conta de tantos desafios que ainda iremos passar.

Como brasileira e frente à Pandemia Mundial que nos assola, não poderia deixar de agradecer a todos os profissionais que atuam nos hospitais públicos e privados que estão na luta cotidiana para salvar vidas.

* Professora do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, ex-diretora do Centro de Educação - professora@helenise.com.br

Sobre o(a) autor(a)

SVG: autor Por Helenise Sangoi Antunes
Professora do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM

Veja também