Sedufsm 35 anos: exposição de fotos e cartuns mostra a arte como ferramenta de transformação Publicada em 10/11/2024
A 86ª edição do Cultura na Sedufsm, ocorrida em 10 de novembro de 2024, celebrou os 35 anos da seção sindical (completos em 7 de novembro). Foi um momento contagiante, em que todos/as que compareceram ao Centro de Convenções da UFSM puderam ouvir e cantar juntos as músicas de Nei Lisboa. Mas a celebração não esteve restrita ao show do artista gaúcho. Quem esteve por lá também pode conferir a expressão dos olhares de dois professores que têm uma trajetória de engajamento social e político na UFSM: Dartanhan Baldez Figueiredo, aposentado do departamento de Física e, atualmente, fotógrafo amador, e Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, o Máucio, do Desenho Industrial, bastante conhecido pelos seus cartuns.
A exposição “Sedufsm 35 anos: recorte histórico pelas lentes de Dartanhan Baldez Figueiredo” apresentou registros de atividades promovidas ou apoiadas pela seção sindical entre 2013 e 2024. As fotografias registram manifestações em busca de justiça devido à tragédia da Kiss, caminhadas contra reformas governamentais, denunciando tentativas de golpes, eventos culturais de momentos diversos, além de assembleias sindicais.
Já a exposição “Karakóis 35/700”, de Máucio, é composta por 35 episódios selecionados dentre um total que já ultrapassa 700. Nesses fragmentos, destaca o professor e cartunista, busca-se marcar histórias relacionadas à educação, mas também há referência a outras questões, com a abordagem de temas políticos e sociais.