Federal de Tocantins adere à Ebserh sem discussão SVG: calendario Publicada em 05/03/15 16h20m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/03/15 16h32m
SVG: views 2980 Visualizações

Decisão da reitoria da UFT não passou pelo Conselho Universitário

Alt da imagem
Assinatura do convênio aconteceu dia 25 de fevereiro, em Brasília, sem aval do Consuni

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinou contrato de gestão compartilhada do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na quarta, 25 de fevereiro, em Brasília (DF). Não houve qualquer discussão sobre a adesão com a comunidade acadêmica, muito menos decisão deliberada no Conselho Universitário (Consuni).

“Não falaram nada com ninguém. Simplesmente foram até Brasília, assinaram o contrato e postaram a notícia no site da universidade”, critica Maurício Alves da Silva, presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFT (Sesduft – Seção Sindical do ANDES-SN). Segundo Silva, o HDT foi recentemente doado à universidade pelo estado do Tocantins, e o fato de a adesão à Ebserh não ter passado pelas instâncias necessárias demonstra, como em outras instituições pelo país, uma ofensa à autonomia e à democracia universitária.

O sindicalista afirma ainda que a universidade e a Ebserh têm tratado a adesão do HDT à empresa como fundamental para a criação do curso de medicina em Araguaína. “Não estamos lutando contra a criação do curso de medicina. Apenas queremos que o hospital não seja gerido por esse modelo de administração que é a Ebserh”, afirma. O presidente da Sesduft SSind cita ainda que a UFT ainda não tem Hospital Universitário em Palmas, capital do estado e sede da universidade, mas que a Ebserh já está participando do processo de criação do projeto do futuro hospital, o que demonstra que ele será construído de acordo com o modelo privatista da empresa.

O 34º Congresso do ANDES-SN, realizado em Brasília entre os dias 23 e 28 de fevereiro, aprovou, em sua plenária final, moção de repúdio à condução antidemocrática do processo de adesão da UFT à Ebserh.

Ato público

Nesta sexta, 6 de março, acontece no Rio de Janeiro um ato nacional contra a privatização da saúde e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A manifestação ocorrerá a partir das 16h, na praça da Cruz Vermelha, e tem entre seus organizadores, o Fórum de Servidores Federais e a Frente Nacional contra a privatização da saúde.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Brasília

SVG: calendario 09/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Documento sintetiza deliberações do 34º Congresso

Seminário da Comissão da Verdade do ANDES-SN já tem data e local

SVG: calendario 02/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Evento acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS)

Curitiba sediará 35º Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 02/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Evento acontecerá em 2016 e será organizado pelo Sindutf-PR
Veja todas as notícias