ANDES-SN já tem chapa inscrita às eleições SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/02/16 16h01m
SVG: views 3737 Visualizações

“Unidade na luta” inscreveu nomes para a diretoria na tarde deste sábado, durante 35º Congresso

Alt da imagem
Claudia March (camisa vermelha) recebe inscrição da chapa: Medeiros (e), Eblin e Carvalho (d)

A chapa “Unidade na Luta” (01) foi a única inscrita na tarde deste sábado, 30, para as eleições à diretoria do ANDES-SN, que estão previstas para os dias 10 e 11 de maio de 2016. A inscrição, realizada por volta de 17h30, transcorreu durante a plenária do tema IV (Questões organizativas e financeiras). Antecedendo o prazo de inscrições, os congressistas aprovaram o regimento eleitoral. A atual secretária geral, Cláudia March de Souza, recebeu a inscrição do triunvirato da chapa, a professora Eblin Farage, candidata a presidente; Alexandre Galvão de Carvalho, candidato a secretário e geral, e Amaury Fragoso de Medeiros, candidato a 1º tesoureiro, cargo que, aliás, ocupa na atual diretoria.

Já no início da noite de sábado, ainda nos debates do tema IV, a chapa foi apresentada para o plenário do 35º Congresso. A apresentação foi feita pela candidata a presidente, professora Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense, que discurso apontando alguns eixos do que pensa o grupo que concorre ao ANDES-SN. Para ela, uma das principais bandeiras da chapa, se eleita ao Sindicato Nacional, é lutar “contra os ataques do capital à educação pública.” Para a professora, essa luta precisa ser realizada coletivamente. “Mas o coletivo tem que ser mais que a diretoria e, para isso, o sindicato tem que chegar aos professores que ainda não conhecem a entidade e que precisam ser conquistados para o nosso projeto de universidade e de sociedade”, assinalou.

E “conquistar”, sejam os professores ou a sociedade, segundo Eblin, é um dos “principais desafios”, que só pode ser realizado resgatando os princípios de luta do sindicato que em 2016 completa 35 anos. “É importante dialogar com outros setores da sociedade, aprofundar o leque de parcerias e alianças, seja com o movimento sindical, estudantil, social e popular”. Ela referiu-se ainda à necessidade de “fortalecer a CSP-Conlutas como espaço que aglutina lutadores e lutadores.” Para Eblin, “isso só será possível se as seções sindicais forem incentivadas a construir de forma conjunta essa central”.

Os 11 nomes



A chapa ainda será completada, dentro do prazo estabelecido pelo regimento eleitoral, pelos nomes que integrarão as diretorias regionais. No entanto, os 11 nomes que compõem a diretoria executiva foram definidos e apresentados ainda na plenária do 35º Congresso nesta tarde. São eles:

Eblin Farage- Aduff (Presidente)

Secretário geral- Alexandre Galvão Carvalho- Adusb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

1º Tesoureiro- Amaury Fragoso de Medeiros- Adufcg

1º Vice-presidente: Luis Acosta (Adufrj)

2ª Vice-presidente: Claudia Durans (Apruma)

3ª Vice-presidente: Olgaíses Maués (Adufpa)

2º Tesoureiro: João Negrão (Apufpr)

3º Tesoureiro: Epitácio Macário (Sinduece- Estadual do Ceará)

1º Secretário: Francisco Jacob Paiva da Silva (Adua - Amazonas)

2º Secretário: Márcio Antônio de Oliveira (Apes- Juiz de Fora)

3º Secretário: Giovanni Frizzo (Adufpel).

A Comissão Eleitoral Central (CEC) também foi anunciada em plenário e são os professores: José Queiroz Carneiro, Marco A. Pedroso e Rafael Furtado, os dois últimos suplentes.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Delegados da Sedufsm avaliam 35º Congresso

SVG: calendario 03/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Evento aconteceu de 25 a 30 de janeiro, em Curitiba (PR)

Texto do 35º Congresso prevê cartilha sobre saúde docente

SVG: calendario 02/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Proposta para orientar pesquisa foi apresentada de forma conjunta pela Apufpr e Sedufsm

35º Congresso do ANDES-SN finaliza com a Carta de Curitiba

SVG: calendario 01/02/2016
SVG: tag 35 Congresso
Participantes reafirmam compromisso com a luta pela educação pública

Veja todas as notícias