Docentes repudiam suspensão de nomeação de reitora da Unifesp SVG: calendario Publicada em 01/02/17 09h58m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/02/17 09h59m
SVG: views 2958 Visualizações

Moção que rechaçou intervenção do MEC foi aprovada durante o 36º Congresso

Alt da imagem
Soraya Smaili, ainda em 2013, na primeira eleição à reitoria da Unifesp

Os docentes aprovaram no 36º Congresso do ANDES-SN, encerrado em Cuiabá, na madrugada do último domingo (29), uma moção de repúdio à intervenção do Ministério da Educação (MEC) no processo eleitoral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O MEC suspendeu a nomeação da docente Soraya Smaili para o cargo de reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A decisão governamental se deu em resposta à carta enviada pelo professor Antonio Carlos Lopes, em dezembro de 2016, ao MEC, alegando que o processo na Unifesp teria sido “ilegal” em função de ter sido realizada a consulta paritária, em que alunos, docentes e técnicos têm o mesmo peso do voto na escolha do reitor. O MEC ainda solicitou que o Conselho Universitário da instituição se posicione com relação ao pleito.

De acordo com Daniel Feldmann, secretário-geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp-Seção Sindical do ANDES-SN), a ação do MEC é um grave ataque à democracia e autonomia da universidade. “A Adunifesp condena a ação do professor e do MEC, pois do ponto de vista formal não houve irregularidade alguma no processo eleitoral e, do ponto de vista político, abre um precedente para novas ações como essa intervenção, coloca em xeque a autonomia e democracia da universidade, essa é a questão mais importante”, afirma.

O diretor da Adunifesp faz um chamamento a toda a comunidade acadêmica da Unifesp para a manifestação que ocorrerá nesta terça-feira (31), a partir das 8h, em frente ao prédio da reitoria durante a reunião do Conselho Universitário que se pronunciará sobre a suspensão da nomeação da reitora Soraya Smaili.

Na última segunda-feira (30), o sindicato docente (Adunifesp) também publicou uma moção contra a suspensão da nomeação da reitora.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

36º Congresso encerra reafirmando coragem e mobilização docentes

SVG: calendario 31/01/2017
SVG: tag 36 Congresso
Quase 500 professores participaram do evento, que ocorreu de 23 a 28 de janeiro

Mobilização contra perda de direitos está na pauta docente

SVG: calendario 31/01/2017
SVG: tag 36 Congresso
Defesa do direito de greve faz parte do plano de luta dos setores do ANDES-SN

Defesa da Previdência Pública e Estatal é prioridade em 2017

SVG: calendario 31/01/2017
SVG: tag 36 Congresso
36º Congresso do ANDES-SN delibera políticas de Seguridade Social e Aposentadoria
Veja todas as notícias