Sindicato divulga ‘Carta de Belém’ reforçando disposição para unidade SVG: calendario Publicada em 07/02/19 23h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/02/19 17h22m
SVG: views 1894 Visualizações

38º Congresso do ANDES-SN ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro

Alt da imagem

Dos debates realizados nos quase sete dias de Congresso, a diretoria do ANDES-SN elaborou a ‘Carta de Belém’, documento que sintetizou as principais discussões e encaminhamentos da 38ª edição do evento, que este ano ocorreu na Universidade Federal do Pará (UFPA).

A carta, que pode ser lida aqui, salienta a importância da unidade entre as diversas entidades representativas da classe trabalhadora para fazer frente aos projetos que visam retirar direitos e cercear liberdades.

“Retrocessos que passam pela negação das garantias do direito de existir, a partir do momento em que se ampliam os índices de feminicídio, de violência contra o(a)s LGBTT e os assassinatos dos negros e negras nas periferias, assim como as medidas do governo Bolsonaro contrárias à garantia dos direitos fundamentais, como a Previdência pública, a Educação e a Saúde públicas e gratuitas, o direito ao trabalho, a defesa da natureza e dos povos originário”, aponta trecho do documento, que ainda destaca a luta pela revogação da Emenda Constituinal (EC) 95 e da lei das terceirizações. Outros apontamentos trazidos pela Carta referem-se à defesa da liberdade de cátedra aos/às professores/as, da democracia dentro das instituições de ensino superior, da carreira docente e do financiamento público para a educação pública.

Acerca do combate às opressões de gênero, étnicorraciais e sexuais, os/as delegados/as aprovaram uma série de ações, a exemplo da incorporação ao calendário do ANDES-SN do dia 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTT), data de luta nacional contra a LGBTTfobia no interior das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. O próximo dia 8 de março também entra como data de luta no calendário do Sindicato Nacional Cabe lembrar, também, a aprovação histórica acerca da paridade nas diretorias do ANDES-SN como forma de ampliar e potencializar os espaços de atuação política das mulheres. 

No que tange à política agrária, urbana e ambiental, ressalta-se a solidariedade e envolvimento nas lutas em defesa dos povos indígenas e das populações quilombolas e ribeirinhas, bem como o repúdio aos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho (MG). 

Texto e foto: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ADUSP sediará próximo Congresso do ANDES-SN

SVG: calendario 05/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
Último Congresso na capital paulista foi realizado em 1989

ANDES-SN aprova paridade de gênero na direção da entidade

SVG: calendario 04/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
Deliberação ocorreu durante o 38º Congresso, em Belém (PA)

Congresso intensifica luta por cotas para negros (as) e pessoas trans

SVG: calendario 02/02/2019
SVG: tag 38 Congresso
Delegados/as também deliberaram sobre questões de diversidade sexual
Veja todas as notícias