Fortalecer a Sedufsm para enfrentar o pior dos contextos SVG: calendario Publicada em 05/01/21 12h56m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/01/21 15h51m
SVG: views 712 Visualizações

Em edição do Ponto de Pauta, presidenta da Sedufsm, Laura Regina da Fonseca, aponta desafios da gestão

Alt da imagem
Presidenta da Sedufsm também comentou sobre retorno às atividades presenciais: não tendo vacina, não tem retorno

Com apenas 32 dias desde a posse, a gestão Renova Sedufsm (biênio 2020/2022) já sabe que não enfretará poucos desafios. Pelo contrário. Em entrevista ao programa Ponto de Pauta (confira a íntegra no player ao final) a presidenta da Sedufsm e professora do Departamento de Serviço Social da UFSM, Laura Regina da Fonseca, foi taxativa ao afirmar que, em sua opinião, estamos perante o pior contexto do século XXI: um cenário catastrófico nas dimensões política, econômica e social, agravado ainda mais pela pandemia do novo Coronavírus. E para enfrentar tudo isso, é necessário um sindicato mais forte do que nunca. “Nós entendemos que para enfrentar esse contexto é absolutamente imprescindível que a base participe mais, que a filiação no sindicato seja ampliada. Fortalecer o sindicato para enfrentar esse contexto é trazer mais professores e professoras para dentro da Sedufsm. Esse é o ponto de partida”, avalia a presidenta.

Para Laura, esse fortalecimento passa por uma série de questões. No que tocam as lutas a serem travadas, a gestão faz um diagnóstico que vai desde pautas de âmbito nacional, como questões de carreira e demanda salarial, até questões locais e específicas da categoria na UFSM. Em Santa Maria, por exemplo, Laura entende que é urgente ter uma interlocução mais participativa entre a universidade e a categoria docente. Nesse ponto, a discussão para a entrada em regime de trabalho remoto é um bom exemplo sobre o quanto é falha essa interlocução entre administração central e sindicato. “Tem que ter dialogo entre a gestão da universidade e o movimento organizado de todos os segmentos, mas o nosso de docentes também. É importante. Não é possível que se continue apenas com portarias e com decisões que não contemplam essas necessidades”, pontua Laura.

Cultura Sindical

Para a presidenta, é preciso rever algumas questões ligadas ao modo de se fazer sindicalismo, no que Laura cita em especial duas: as pautas e a linguagem. “A nossa categoria é muito diversa e nós ainda temos um discurso, uma linguagem, que é muito vanguardista, mas completamente distante do colega que fez concurso e entrou tem um ou dois anos na universidade”. Sobre as pautas, Laura faz questão de destacar que não se trata de abandonar aquilo que é tarefa histórica do sindicalismo, mas agregar novas questões. “Tem que rever a cultura sindical, sem perder de vista as pautas que são sindicais, sem perder de vista os debates que são nacionais, o posicionamento crítico. Não é se aproximar de qualquer tendência peleguista, nada disso. Mas o discurso, a linguagem precisa ser revista e aí é compreender também as pautas concretas e imediatas dos docentes. Existem pautas que nós precisamos absorver no movimento sindical, que nós precisamos trazer para o movimento sindical. Nós precisamos falar dos laboratórios, nós precisamos falar da extensão, nós precisamos falar de questões que pulsam o cotidiano do professor e da professora”, afirma a presidenta da Sedufsm.

Pandemia do novo Coronavírus

A todo esse cenário, por óbvio, somam-se as questões trazidas pela grave crise sanitária enfrentada em todo o mundo. Para a professora, o desenho dos movimentos sociais foi pego em cheio pelas restrições de segurança impostas pelo novo Coronavírus, sendo que a criatividade para fazer uso das tecnologias e das mídias pode se apresentar como um caminho para encarar essas limitações.

Além disso, uma outra demanda, também relacionada à pandemia, se avizinha,  e gera angústia para a comunidade acadêmica: a imposição de um retormo de atividades presenciais mesmo sem a pandemia estar minimamente controlada. “A nossa posição enquanto direção é radicalmente contrária enquanto não houver segurança sanitária para a comunidade acadêmica. Nós temos que ter segurança sanitária e isso não vai ser conquistado com menos de 75%, 80% da população brasileira vacinada. Então nós somos, nesse sentido, muito contundentes: não tendo vacina, não tem retorno”, declara a presidenta que caracteriza a imposição de um retorno presencial como um desrespeito à saúde, mas também à autonomia universitária. Caso essas ameaças do governo federal ganhem força, Laura faz coro ao que está sendo discutido pela categoria docente em todo o Brasil, e afirma que a construção de uma greve sanitária é defendida também pela Sedufsm – sanitária pois não teria fins econômicos, por exemplo, e sim a segurança da comunidade acadêmica. “Não vejo a menor condição de retorno nesse contexto, infelizmente piorado pela péssima gestão do governo Bolsonaro. Dizer péssima para não dizer criminosa. Um governo que faz a ameaça a vida diariamente com seu negacionismo, com a sua fragilidade de gestão, com a sua falta de competência, mas principalmente com a sua má vontade de assumir que tem responsabilidades”, conclui a docente.

Assista a entrevista na íntegra aqui.

Texto: Rafael Balbueno
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias