Educadores (as) de Santa Maria pressionam pela derrubada do PL da Morte SVG: calendario Publicada em 16/03/21 15h31m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/03/21 16h26m
SVG: views 386 Visualizações

PL 9190 permitiria volta às aulas em meio à bandeira preta

Alt da imagem

Frente ao pior momento da pandemia no Rio Grande do Sul, quando tanto o estado quanto Santa Maria atuam, há semanas, no limite ou superando a capacidade apresentada pelo sistema de saúde para tratar pacientes graves da Covid-19, seis vereadores protocolaram, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Projeto de Lei (PL) nº 9190/2021, que converte a educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio) em um serviço essencial, permitindo, consequentemente, que tais atividades sigam ocorrendo de forma presencial mesmo sob vigência da bandeira preta ou em outros estados de emergência e calamidade pública no município.

Protocolado pelos vereadores Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP), João Ricardo Vargas (PP), Anita Costa Beber (PP), Tubias Calil (MDB) e Juliano Soares - Juba (PSDB), o projeto, chamado pelos (as) educadores (as) de “PL da Morte”, tramita em regime de urgência.

"Obrigar as escolas a permanecerem abertas em um momento de descontrole da pandemia é transformar os espaços escolares em foco da contaminação. Além disso, não é competência da Câmara de Vereadores definir o que é ou não essencial", afirma o diretor do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, Rafael Torres, esclarecendo que os (as) professores reivindicam a retirada de tramitação do projeto, por entenderem que coloca em risco os (as) cerca de 51.114  alunos (as) da Educação Básica, os 3,8 mil professores, as centenas de funcionários das escolas e, ainda, suas famílias. No mínimo um terço da população de Santa Maria estaria afetada caso a rede de educação básica retornasse à presencialidade neste momento.

A partir desta terça, 16, a Sedufsm soma-se ao Cpers/Sindicato, ao Sinprosm (professores municipais), ao Sinpro/RS (professores da rede privada) e ao DCE-UFSM para promover uma série de ações de mobilização visando à derrubada do PL da Morte.

“Assim como no Congresso Nacional usaram a falácia de condicionar a PEC Emergencial ao auxílio emergencial, os vereadores e vereadoras de Santa Maria afirmam estar defendendo a educação e vacinação dos professores e professoras ao transformar a atividade em essencial. É mentira! Além de inconstitucional, o PL, se aprovado, fará com que a comunidade escolar tenha que voltar à presencialidade sem vacinação, sem testagem, sem condições de trabalho seguras, e torna a luta da classe ainda mais difícil, pois impacta no direito à greve. Essencial, hoje, é vacina para todos e todas!”, pondera Neila Baldi, diretora da Sedufsm.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de Cpers

Imagem: Divulgação

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Veja todas as notícias