Diretoria da Sedufsm repudia ataques bolsonaristas à Unipampa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/03/21 11h16m
SVG: views 719 Visualizações

Manifestantes favoráveis a Bolsonaro deslocaram-se até campus de Itaqui para ofender universidade, estudantes e servidores (as)

Alt da imagem

No último domingo, 28 de março, a Unipampa foi alvo de uma série de ataques desferidos por um grupo de apoiadores e apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro. A diretoria da Sedufsm, então, divulga nota em repúdio a tais ataques e em defesa da universidade pública, bem como de seus trabalhadores e trabalhadoras. Leia:

"Nota em defesa de nossas universidades

Naquele que muito provavelmente seja o pior momento que o Brasil já enfrentou em toda a sua história, com mais de três mil famílias chorando perdas todos os dias, com o sistema de saúde colapsando em praticamente todos os estados e com servidoras e servidores públicos exaustos e adoecidos, ainda temos de lidar com o ódio e as agressões de apoiadores e apoiadoras de Jair Bolsonaro.

No último domingo, 28 de março, um grupo de manifestantes favoráveis ao presidente da República e, por consequência, à sua postura criminosa e negacionista no que tange à pandemia, despiu-se de qualquer senso de humanidade e se deslocou até a frente do campus da UNIPAMPA em Itaqui (RS) para desferir acusações contra os (as) docentes e contra a própria instituição, insinuando que a mesma reunia “vagabundos de esquerda” interessados tão somente em onerar os cofres públicos. Apenas mais um episódio na série de ataques que o presidente e seus apoiadores vêm fazendo contra as universidades e institutos públicos de pesquisa.

Aqui em Santa Maria, é bom lembrarmos, passamos por situação parecida quando o empresário Luciano Hang, defensor confesso de Bolsonaro, manifestou ofensas à UFSM durante evento de inauguração de uma unidade das lojas Havan na cidade. O senso de pertencimento e gratidão da comunidade santa-mariense com a nossa universidade foi, contudo, maior que as investidas de Hang, suscitando manifestações de solidariedade e resistência na imprensa local.

A diretoria da Sedufsm vem, com esta nota, repudiar os ataques sofridos pela Unipampa, por suas e seus estudantes e servidores (as). Embora a escalada assustadora da pandemia em nosso estado nos impossibilite de tomar as ruas e fazer frente a esse tipo de manifestação, usamos as redes sociais para reafirmar nosso compromisso com a defesa da universidade pública e de todos (as) os (as) pesquisadores (as) e trabalhadores (as) que a mantêm de pé.

Enquanto o presidente e seus apoiadores e apoiadoras gastam seu tempo em manifestações grotescas e absurdamente insensíveis, a Unipampa, assim como as demais universidades públicas deste país, vem constituindo uma das frentes principais de batalha contra o novo coronavírus.

Exemplo disso é a doação inquestionável de servidores e servidoras ligadas aos hospitais universitários; o trabalho voluntário que estes, em conjunto com estudantes, têm se proposto a fazer no processo de vacinação da população; o desenvolvimento de mapeamentos e pesquisas visando a achatar a curva de contágio do vírus ou otimizar os recursos necessários aos pacientes em terapia intensiva; e as campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e demais auxílios às famílias mais afetadas economicamente pela pandemia. A universidade é, sem dúvidas, trincheira de uma das principais (senão a principal) guerra sanitária por nós já enfrentada.

Assim, manifestamos nosso repúdio aos ataques ocorridos na cidade de Itaqui e reafirmamos nossa defesa intransigente da universidade pública, do Sistema Público de Saúde, da valorização de servidores e servidoras públicas e da vacina para todos e todas, já!.

Diretoria da Sedufsm

29 de março de 2021"

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias