Sedufsm promove live sobre assédio moral na universidade SVG: calendario Publicada em 22/04/21 14h59m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/21 10h32m
SVG: views 655 Visualizações

Evento ocorre na próxima segunda, 26, às 16h, com transmissão pelas redes do sindicato

Alt da imagem
Tema da live foi discutido e deliberado em assembleia docente

Na semana que marca o Dia do (a) Trabalhador (a), a Sedufsm promove a live "A luta pelas liberdades democráticas e pelo fim do assédio moral na Universidade". O evento virtual ocorre nesta segunda-feira, 26 de abril, às 16h, com transmissão pela página de Facebook e pelo canal do Youtube da Sedufsm.

Com mediação da professora Márcia Morschbacher, diretora do sindicato, o debate contará com as presenças de Ada Cristina Machado Silveira, integrante do Conselho de Representantes da seção sindical e docente do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM; Erika Suruagy, diretora da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e docente do departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco; e Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, docente do curso de Educação Física da UFPel e coordenador do projeto EPICOVID-19.

Erika e Hallal têm algo em comum além da docência: ambos foram vítimas de perseguição por parte do governo Bolsonaro. A diretora da Aduferpe recebeu, recentemente, intimação para depor em inquérito criminal aberto a pedido do próprio presidente da República e que tem por objetivo investigar a colocação de outdoors críticos ao governo no estado de Pernambuco. Já Hallal foi pressionado a assinar Termo de Ajustamento de Conduta por ter feito críticas, durante evento acadêmico, à gestão de Bolsonaro na pandemia.

O tema da live desta segunda foi uma deliberação da última assembleia docente, ocorrida em 23 de março. Na ocasião, alguns docentes relataram situações de assédio dentro dos ambientes institucionais, a exemplo de uma pressão, ainda que velada, para o retorno presencial sem as condições sanitárias seguras.

Conheça, abaixo, o currículo dos (as) debatedores (as):

ADA CRISTINA MACHADO SILVEIRA

É Doutora em Jornalismo, pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Titular e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras. Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural Conectado. É Conselheira da SEDUFSM, na gestão atual do sindicato.

ERIKA SURUAGY

É Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Pesquisadora da rede LEPEL - Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer. É a vice-presidenta da ADUFERPE - Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

PEDRO HALLAL

É Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Professor associado da mesma universidade, no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. Coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É Editor-Chefe do Journal of Physical Activity and Health. Foi Reitor da UFPel entre 2017 e 2020.

 

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias