MPF arquiva inquérito contra dirigente da Aduferpe SVG: calendario Publicada em 23/04/21 11h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/04/21 15h06m
SVG: views 486 Visualizações

Professora Erika Suruagy chegou a ser investigada por outdoor com críticas a Bolsonaro

Alt da imagem
Procuradora disse que na democracia deve ser garantida a liberdade da pessoa expressar descontentamento

O Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco arquivou essa semana inquérito contra a vice-presidenta da Associação dos Docentes da Federal de Rural de Pernambuco – seção sindical do ANDES-SN- professora Erika Suruagy. Na condição de presidenta da Aduferpe, a professora havia sido responsabilizada por uma campanha de outdoors da entidade, veiculada no ano passado. Essa campanha, chamada ‘O senhor da morte chefiando o país’, associava o presidente Jair Bolsonaro ao número exorbitante de mortes por covid-19 no Brasil – que à época ainda eram 120 mil.

O despacho do MPF diz, textualmente, que “os elementos de prova não indicam prática delituosa”, uma vez que a campanha “não ultrapassa o constitucionalmente aceitável em críticas a autoridades políticas”. Segundo nota divulgada pela Aduferpe, o despacho do MPF argumenta também que, “numa sociedade democrática, deve ser garantida a liberdade de qualquer pessoa, física ou jurídica, expressar seu descontentamento”.

Segundo o texto elaborado pelo MPF, é lícito ‘fazer uso de ironias, hipérboles e outros recursos linguísticos para veicular seu posicionamento’. Nas palavras da procuradora, Melina Castro Montoya, autora do despacho, o processo contra a professora “configura verdadeira censura aos direitos e garantias relacionadas à liberdade de expressão, pensamento e manifestação das pessoas”.

A diretoria da Sedufsm, que no dia 11 de março expressou solidariedade à Aduferpe em função do ataque à dirigente da entidade, reitera seu entendimento de que é importante unificar forças com as demais organizações sindicais em defesa da democracia, da liberdade sindical e da liberdade de expressão. Essa congregação de forças também deve objetivar pôr um fim à perseguição empreendida pelo governo Bolsonaro aos professores e professoras universitários e ao movimento docente.

Confira aqui, a nota oficial da Aduferpe.
A professora Erika Suruagy participa de live da Sedufsm na segunda, 26 de abril.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Aduferpe
Imagem: Aduferpe
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias