Conselho Nacional reprova políticas de saúde federal 2020-2023 SVG: calendario Publicada em 24/05/21 12h11m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/05/21 12h12m
SVG: views 737 Visualizações

CNS diz que Ministério da Saúde não contempla metas para ações de enfrentamento à Covid-19

Alt da imagem
68ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na última sexta, 21

Durante sua 68ª reunião extraordinária, na última sexta (21), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) reprovou a Programação Anual de Saúde (PAS) 2021 e o (PNS) Plano Nacional de Saúde 2020-2023. Conselheiros e conselheiras deliberaram, na forma remota, parecer desfavorável aos documentos, elaborados pelo Ministério da Saúde (MS). A justificativa é que o material não atende plenamente às diretrizes aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com o CNS, os documentos do Ministério da Saúde não contemplam metas para o conjunto das ações de saúde de enfrentamento à Covid-19; também não  trabalham metas para a “demanda reprimida” decorrente da pandemia; não contemplam os R$ 168,7 bilhões que deveriam constar no Orçamento de 2021, valor compatível com as cinco diretrizes aprovadas da 16ª Conferência, que deliberou financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, não atendem às diretrizes definidas em uma série de resoluções do CNS. 

Diante do cenário de desfinanciamento crônico do SUS, a consultoria da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), do CNS, definiu como “preocupante” a situação. “Na análise comparativa (com o último PNS), houve uma queda de 13 objetivos para 7. E de 121 metas para 92. Isso pode deixar de contemplar as necessidades da população”. Segundo o órgão, o material fornecido pela gestão foi analisado pelas 18 comissões do CNS. 

Realizada em 2019, a 16ª Conferência deveria ter sido utilizada como subsídio para definição das ações. A Lei nº 8.080/1990 e a Lei Complementar nº 141/2012 definem que a gestão deve ouvir órgãos deliberativos do controle social para definir a PAS e o PNS.  O CNS é o órgão que tem a responsabilidade de estabelecer as diretrizes prioritárias. Na 16ª Conferência, com etapas realizadas em todos os estados brasileiros e mais de 4 mil municípios envolvidos, foram definidas 31 diretrizes no Relatório Final.

Falta de participação

O CNS constatou ainda que o Planejamento Estratégico do PNS não atende às diretrizes constitucionais da descentralização das ações e da participação da comunidade no SUS. Nos valores, não menciona a necessidade de respeito ao controle social. Também não há menção à necessidade perene de envolvimento preliminar do CNS para definição de metas e objetivos. Tampouco mostra que as metas foram pactuadas na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), composta por gestores no SUS nas três esferas federativas.

O subsecretário de Planejamento e Orçamento (SPO/MS), Arionaldo Bomfim Rosendo, discordou de parte das críticas, mas se mostrou aberto a contemplar os comentários do CNS. Ele solicitou, junto à equipe, que o Conselho aprovasse o documento com ressalvas, garantindo o acolhimento às críticas. A última versão do documento foi apresentada do MS para o CNS em janeiro deste ano. 

Mesmo com o pedido da pasta da Saúde, o Conselho não aceitou, reprovando o documento na totalidade, pois, segundo Moysés Toniolo, representante da Mesa Diretora do CNS, em outras oportunidades em que os documentos foram aprovados pelo Conselho com ressalvas, o Ministério não cumpriu sua palavra de incorporar as críticas do controle social. 

Para Priscilla Viégas, também representante da Mesa Diretora do CNS, “já houve oportunidade do Ministério se colocar antes. Essa apreciação é a revisão do Plano. E isso não invalida o Ministério de poder se posicionar em outros momentos nas nossas comissões. Fazer essa apreciação hoje é pedagógico”.

PNS e a PAS

A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano Nacional de Saúde (PNS) e tem por objetivo atualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados. Conforme rege a legislação, é papel do CNS monitorar, fiscalizar e deliberar sobre as contas e políticas públicas do Ministério da Saúde. A PAS e o PNS são as referências para a análise dos Relatórios Anuais de Gestão do MS, apreciados anualmente pelo CNS.

 

Fonte e imagem: CNS
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias