Dica cultural: professor resgata o consagrado Júlio Verne SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/05/21 15h33m
SVG: views 588 Visualizações

Rondon de Castro sugere leitura de “A Jangada”, que nos leva para o Amazonas

Alt da imagem

Sextou na quarentena! Nesta sexta, 28, com muita chuva e previsão de frio no final de semana, a dica cultural para aproveitar esse clima vem de Rondon de Castro, professor do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. O docente resgata o lendário escritor francês, Júlio Verne, autor de clássicos como “Vinte mil léguas submarinas”, e que hoje encontra-se esquecido. Castro sugere a leitura de uma obra de Verne que é pouco citada: “A Jangada”. Na publicação, o escritor leva os (as) leitores (as) para os encantos das águas do rio Amazonas. E, o mais impressionante: sem nunca ter molhado os pés lá. Boa leitura a todos e todas!


“Uma viagem pelo Amazonas brasileiro com Júlio Verne

Júlio Verne é uma unanimidade.  Todos o elogiam e poucos o leem nos dias de hoje. Talvez, apenas, as suas obras, duas ou três entre dezenas.  As razões disso são difusas, mas podemos limitar a uma questão: atualmente, esse autor francês foi exilado na prateleira de livros infantis.  Uma injustiça. Verne foi realmente utilizado como instrumento didático-pedagógico desde sempre...antenado que era com os avanços da ciência e dos avanços e descobertas científicas. Afora os sempre republicados ‘Viagem ao Centro da Terra’ e ‘Vinte Mil Léguas submarinas’, dezenas de outros livros e contos esparsos o confirmam como escritor menos fantástico e mais ficcional da ciência. 

Por essa razão, a leitura da obra A Jangada (L&PM, 2017) não causou, surpreendentemente, muito alarde. Se há pontos positivos em uma pandemia, nos escombros de uma sociedade acossada pelo Covid-19, o resgate é um atenuante.  Cheira a ciência, os primórdios da sistematização científica...era o que Verne via, estudava, testemunha em uma França efervescente e era com o que preenchia com a pena as folhas brancas.  Esse livro, dito como secundário na literatura verniana, leva a imaginação para as águas do rio Amazonas, para um barco (a jangada do título) e para a superação das dificuldades com a natureza e homens em uma epopeia de 800 léguas (a légua equivale a quase cinco quilômetros) em território brasileiro.

Esqueça a jangada nordestina...a embarcação que realizou essa viagem é uma cidade flutuante, construída com tudo aquilo que a ciência e a tecnologia podiam oferecer no período. Era justamente isso que fascinava os leitores da época: as novidades se acumulavam na ebulição do século XIX e Júlio Verne as encaixava nas páginas.  Aliás, é impossível não reparar na meticulosidade com que descreve os equipamentos e as curiosidades que conseguiu sobre a região que descrevia.  Um lembrete necessário:  Júlio Verne nunca esteve no Brasil, muito menos no norte do país. Sua curiosidade saciada pela leitura de jornais e periódicos sobre um ainda país independente e o grande potencial dessas terras sul americanas chamaram sua atenção.  E pouco se sabia do Brasil além de ser um país recém liberto do jugo português. 

O ano de 1881 marcou a primeira edição, que tentou retratar um Brasil de três décadas anteriores...o selvagem atiçava as ideias dos europeus e a existência de um mundo exuberante e excitante para os aventureiros fizeram desse livro hoje quase esquecido mais um sucesso da literatura francesa. A narrativa é linda e a tradução muito boa...com necessárias notas de rodapé, contradizendo, informando, corrigindo e afirmando a narrativa.  Leitura agradável para quem gosta de se descobrir em mundos imaginados.”



Rondon Martim Souza de Castro

Professor do departamento de Ciências da Comunicação/UFSM

Diretor de cinema.

 

Imagens: Divulgação e Arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias