MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

17/07/2013   17/07/2013 19h08m   | A+ A- |   669 visualizações

58º Conselho do ANDES-SN inicia nesta quinta-feira

Evento inédito acontece 17 anos após S. Maria ter sediado o XV Congresso

Publicação da Sedufsm, de março de 1996, que destacava o Congresso do ANDES-SN em Santa Maria
Publicação da Sedufsm, de março de 1996, que destacava o Congresso do ANDES-SN em Santa Maria

Inicia nesta quinta, 18, em Santa Maria, o 58º Conselho do ANDES-Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad). O evento ocorrerá no Itaimbé Palace Hotel e reunirá cerca de 200 professores da educação superior brasileira. O Conad se estende até domingo, 21. O tema escolhido para esta edição do Conselho é “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”. Confira mais abaixo, a programação completa.

Os diretores do ANDES já estão na cidade, e juntamente com a Sedufsm, anfitriã do evento, realizaram até esta quarta as reuniões preparatórias ao 58º Conad, que tem por objetivo discutir e atualizar o plano de lutas do sindicato. No encontro, ainda serão examinados relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias, já que o Conad também exerce a função de Conselho Fiscal do Sindicato Nacional dos Docentes.

Ineditismo

A realização do Conad em Santa Maria é inédita. Até então, a cidade já havia sediado um único grande evento do ANDES-SN, em 32 anos de existência da entidade. Foi o XV Congresso, que funciona como instância máxima de deliberação do sindicato. Esse encontro aconteceu em fevereiro de 1996. Na época, o ANDES-SN (que ainda era identificado como “a” ANDES) era presidido pelo professor da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Henrique Schuch, 1º vice da gestão 2012-2014. Já a Sedufsm, na época, era comandada pelo professor Ricardo Rondinel.

Após o término do XV Congresso, o Jornal da Sedufsm, em sua edição de março, destacava que 400 pessoas, vindas de vários pontos do país, haviam participado do encontro em Santa Maria. Conforme a publicação, de 17 anos atrás, o grande debate do Congresso havia sido a construção de um projeto para a Universidade Brasileira e também as políticas públicas implementadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). A articulação dos professores junto aos demais servidores públicos, bem como às demais categorias de trabalhadores, também estava na meta do Sindicato Nacional.

Show Comemorativo

Para proporcionar uma integração entre a comunidade santa-mariense e os participantes do 58º Conad, haverá nesta sexta-feira, 19, a partir das 18h, na praça Saldanha Marinho, o show “Praça de lutas, praça de cantos”. O evento dá seguimento à proposta da Sedufsm de compartilhar com a população repertórios com temática politicamente engajada.

Ao lado do músico, Janu Uberti, subirão ao palco os intérpretes: Gisele Guimarães, Maninho Pinheiro, Oristela Alves, Deborah Rosa, Tiane Tambara, e Daiane Diniz. O show tem a produção de Uberti e contará ainda com uma apresentação surpresa. O evento poderá ser visto de forma gratuita.
Confira a programação completa do 58º Conad

Quinta-feira, 18/07

Manhã
Das 9h às 12h: Horário para credenciamento dos participantes
Das 10h às 12h: Plenária de abertura do evento, com a participação de lideranças sindicais, universitárias e políticas.

Tarde
Das 14h às 16h: Plenária de Instalação
Das 14h às 18h: Credenciamento

Noite
Das 18h às 20h: Plenária Tema I – “Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 32º Congresso”.

Sexta-feira, 19/07

Manhã

Das 9h às 12h: Grupo Misto – Tema II – “Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores”

Tarde
Das 14h às 17h: Grupo Misto – Tema III – “Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores”

Noite
Das 18h às 21h: Grupo Misto – Tema IV – “Questões organizativas e financeiras”

Sábado, 20/07

Manhã
Das 9h às 12h: Plenária Tema II – “Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores”

Tarde
Das 14h às 17h: Plenária Tema III – “Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores”

Domingo, 21/07

Manhã
Das 9h às 12h: Plenária Tema IV – “Questões organizativas e financeiras”

Tarde
Das 15h às 17h: Plenária de Encerramento.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Imagem: Arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Publicação da Sedufsm, de março de 1996, que destacava o Congresso do ANDES-SN em Santa Maria

Compartilhe com sua rede social


© 2022 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041