MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

18/07/2013   18/07/2013 21h44m   | A+ A- |   380 visualizações

‘Universidade e Sociedade’ debate pauta docente

Exemplar de edição n° 52 entregue ao Movimento do Luto à Luta

O trio responsável pela revista: Carneiro, Ana Estevão e Rondon
O trio responsável pela revista: Carneiro, Ana Estevão e Rondon

Mais do que um número novo, a edição n° 52 da revista “Universidade & Sociedade” lançada nesta quinta, 18, durante a abertura do 58º Conad, em Santa Maria, está coberta de significados. A própria capa, com a imagem do tabuleiro de xadrez em que o peão derruba o rei, traz um simbolismo da luta dos oprimidos. O tema convida à reflexão: “(IN) certezas, movimento docente e expansão nas IES públicas”.

A apresentação da revista foi feita pelos membros da comissão editorial da publicação, professores Rondon de Castro, Ana Maria Ramos Estevão e José Queiroz Carneiro. Foi entregue um exemplar para a integrante do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Marília Torres Ribeiro. O grupo, formado por familiares de vítimas da tragédia da boate Kiss, tem liderado ações de protesto na cidade em favor da punição dos causadores do incêndio que vitimou 242 pessoas. Marília se pronunciou, emocionada pela lembrança da poesia publicada na revista, e agradeceu ao constante apoio da Sedufsm à luta dos familiares.

A ‘Universidade & Sociedade’ traz artigos, debates, entrevistas, dados e uma poesia de autoria do professor da UFSM e diretor da Sedufsm, Humberto Zanatta. Os textos apresentam um panorama da atual conjuntura da educação superior, enfatizando a gestão universitária, bem como sua expansão através dos programas Reuni e Prouni. Também foi abordada uma análise de como é a formação dos professores universitários, e posteriormente a inserção no mercado de trabalho.

Já o poema do professor Zanatta refere-se à tragédia ocorrida na boate Kiss, que entristeceu Santa Maria e fez da cidade um símbolo de luta. A poesia serviu de convite para que os docentes viessem participar desta edição do Conad, também como uma forma de firmar um compromisso solidário com os santa-marienses.

Ao final da publicação há uma galeria de fotos do 32º Congresso do ANDES-SN, dispostas com comentários do presidente da Sedufsm e membro da comissão editorial, Rondon de Castro. “As imagens e o sentimento” demonstram, nas palavras de Rondon, que “fotografias foram tiradas e serão objetos de recordação daqueles momentos de luta, de confronto e de esperança”, referindo-se à greve de 2012 – tema pautado no Congresso.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração de Carina Carvalho
Foto: Carina Carvalho
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

O trio responsável pela revista: Carneiro, Ana Estevão e Rondon Marilia Ribeiro, emocionada, agradeceu apoio do movimento docente

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041