MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

19/07/2013   19/07/2013 12h13m   | A+ A- |   860 visualizações

Sedufsm lança “As aventuras do indiozinho Bretã”

Revista bilíngue objetiva promover integração cultural

Professor Julio Quevedo e Natanael Claudino na apresentação da revista impressa em português e kaingang
Professor Julio Quevedo e Natanael Claudino na apresentação da revista impressa em português e kaingang

Para além das discussões específicas do movimento docente, ao longo dos quatros dias do 58º Conselho do ANDES-SN (Conad), a integração cultural também está presente. Uma das contribuições da Sedufsm, na abertura do evento, quinta-feira (18), foi o lançamento da revista em quadrinhos “As aventuras do indiozinho Bretã”. A obra foi apresentada pelo vice-presidente da Sedufsm, Julio Quevedo, e pelo cacique da tribo Kaingang de Santa Maria, Natanael Claudino.

A publicação narra as experiências de um curumim (criança indígena) que, após se aventurar pela cidade de Santa Maria, vive algumas situações de injustiças sociais e ao mesmo tempo ensina lições de respeito à natureza. As histórias, que são verídicas, foram contadas na língua materna por crianças da tribo Kaingang, com idade de até 10 anos, que residem na Aldeia Três Soitas – Kentyjugtegtu, localizada próxima à rodoviária de Santa Maria, Rio grande do Sul.

A obra, que é bilíngue – em português e kaingang-, oferece à sociedade um instrumento de aprendizagem, visto que as histórias mostram a interação dos valores de uma criança indígena com o dia a dia de uma sociedade em que o índio, muitas vezes, é visto de forma preconceituosa, ou pior, nem é visto. Conforme o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, ao elaborar e publicar essa revista, o sindicato cumpre seu papel de fomentador da cultura, não elitista, mas popular.

De acordo com Matias Rempel, integrante do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin) de Santa Maria, a publicação se torna uma ferramenta de inclusão social e aprendizagem. “Nós agradecemos a parceria com a Sedufsm, que entendeu esta demanda social, pois existe uma carência didática nas escolas indígenas. A revista é um grande salto e servirá como um instrumento de educação para as escolas, sobretudo as que abrigam as tribos Kaingang. Esta publicação coloca a Sedufsm como protagonista na luta dos povos indígenas”, destaca Rempel.

O intercâmbio entre as comunidades que as “As aventuras do indiozinho Bretã” irá proporcionar é avaliado pelo cacique Natanael Claudino: ”Para nós, indígenas, a revista tem um grande valor porque é bilíngue, mostra a nossa língua, o nosso valor, a nossa cultura”. O cacique ainda acredita que a aproximação das culturas possa diminuir o preconceito com os índios.

Os participantes do 58º Conad foram presenteados com brindes fabricados por Claudino e sua aldeia. Os artesanatos, em forma de estátua de animais em miniaturas (Vicho ranga), simbolizam a presença indígena em nossa cidade, bem como um dos trabalhos desenvolvidos pela tribo. Além do presente entregue aos doentes, é possível conhecer outros objetos confeccionados pelos indígenas. Durante o Conad, nas dependências do Itaimbé Palace Hotel, há um espaço de exposição e venda das peças artesanais.

Texto e fotos: Carina Carvalho
Arte/Imagem: J. Adams Propaganda
Edição: Fritz R. Nunes (Assessoria de Imprensa da Sedufsm)

 

Fotos da Notícia

Professor Julio Quevedo e Natanael Claudino na apresentação da revista impressa em português e kaingang Exposição de artesanato indígena no 58º Conad Boa receptividade à revista "As aventuras do indiozinho Bretã"

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041