Professor lança livro sobre financiamento de políticos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/07/13 21h47m
SVG: views 979 Visualizações

Lançamento ocorre neste sábado, 18h, no espaço do 58° Conad

Alt da imagem

O 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), que iniciou quinta (18) e prossegue até domingo (21), terá em seu espaço de trabalho, neste sábado (20), o lançamento de um livro sobre financiamento de campanhas políticas. O evento ocorre a partir das 18h, no saguão do Itaimbé Palace Hotel. O autor do livro “Financie um candidato: compre um político” é o professor Althen Teixeira Filho, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O argumento central da publicação é de que no atual sistema, os políticos atuam como agentes terceirizados do poder econômico, que os financia eleitoralmente, para depois poderem corromper o núcleo do Estado. Althen Teixeira Filho é defensor do financiamento público de campanhas.

O prefácio da obra foi escrito pelo professor de História da USP, Osvaldo Coggiola, que é também diretor do ANDES-SN. Coggiola afirma que o livro apresenta uma radiografia completa do funcionamento da democracia capitalista no Brasil. Acrescenta ainda que a publicação comprova que a corrupção no país não é uma patologia circunstancial, mas uma característica do sistema político, e não somente o brasileiro. Para Coggiola, o trabalho de Althen sai em um momento extremamente importante, junto às mobilizações políticas de junho, que abriram uma nova etapa política do país.

O livro, que saiu esta semana da gráfica, possui pouco mais de 210 páginas, e traz capítulos que abordam aspectos como “quem governa o Brasil?”, os “partidos políticos”, “o custo das campanhas políticas”, “a compra dos políticos cresce”, “o voto e a urna eletrônica”, “o Código Florestal Brasileiro”, “Belo Monte”, entre outras abordagens.

Texto: Fritz R. Nunes com imagem
Imagem da capa do livro cedida por Althen Teixeira Filho
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19

Veja todas as notícias