MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

19/07/2013   19/07/2013 21h47m   | A+ A- |   549 visualizações

Professor lança livro sobre financiamento de políticos

Lançamento ocorre neste sábado, 18h, no espaço do 58° Conad

Livro argumenta que políticos são agentes terceirizados do poder econômico
Livro argumenta que políticos são agentes terceirizados do poder econômico

O 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), que iniciou quinta (18) e prossegue até domingo (21), terá em seu espaço de trabalho, neste sábado (20), o lançamento de um livro sobre financiamento de campanhas políticas. O evento ocorre a partir das 18h, no saguão do Itaimbé Palace Hotel. O autor do livro “Financie um candidato: compre um político” é o professor Althen Teixeira Filho, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O argumento central da publicação é de que no atual sistema, os políticos atuam como agentes terceirizados do poder econômico, que os financia eleitoralmente, para depois poderem corromper o núcleo do Estado. Althen Teixeira Filho é defensor do financiamento público de campanhas.

O prefácio da obra foi escrito pelo professor de História da USP, Osvaldo Coggiola, que é também diretor do ANDES-SN. Coggiola afirma que o livro apresenta uma radiografia completa do funcionamento da democracia capitalista no Brasil. Acrescenta ainda que a publicação comprova que a corrupção no país não é uma patologia circunstancial, mas uma característica do sistema político, e não somente o brasileiro. Para Coggiola, o trabalho de Althen sai em um momento extremamente importante, junto às mobilizações políticas de junho, que abriram uma nova etapa política do país.

O livro, que saiu esta semana da gráfica, possui pouco mais de 210 páginas, e traz capítulos que abordam aspectos como “quem governa o Brasil?”, os “partidos políticos”, “o custo das campanhas políticas”, “a compra dos políticos cresce”, “o voto e a urna eletrônica”, “o Código Florestal Brasileiro”, “Belo Monte”, entre outras abordagens.

Texto: Fritz R. Nunes com imagem
Imagem da capa do livro cedida por Althen Teixeira Filho
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Livro argumenta que políticos são agentes terceirizados do poder econômico

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041