MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32


ATENDIMENTO DA SEDUFSM

A Sedufsm informa que desde o dia 20 de outubro de 2021 recomeçou o atendimento presencial na sede. Os (as) sindicalizados (as) devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (55) 3222.5765 para fazer o agendamento da ida à sede.


Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
[email protected]

Twitter

SEDUFSM

Facebook

SEDUFSM

Youtube

SEDUFSM

Notícias

23/02/2015   23/02/2015 23h44m   | A+ A- |   581 visualizações

Privatização da educação é debatida em revista

Universidade & Sociedade” nº 55 lançada no 34º Congresso

Membros da editoria executiva da revista durante o lançamento, nesta segunda-feira
Membros da editoria executiva da revista durante o lançamento, nesta segunda-feira

Os diversos olhares sobre a privatização da educação no país é destaque na edição nº 55 da revista “Universidade & Sociedade”. A publicação, que trouxe como título “Educação Pública: confrontos e perspectivas” foi apresentada na manhã desta segunda, 23, durante a abertura do 34º Congresso do ANDES-SN, em Brasília. Com pouco mais de 110 páginas, a revista traz, por exemplo, um artigo da professora Katia Lima (UFF) em que é feita uma avaliação sobre os reflexos perniciosos do Plano Nacional de Educação (2014-2024) para o sistema público de ensino.

José Renato Bez de Gregório, servidor técnico-administrativo da Universidade Federal Fluminense (UFF) faz uma análise sobre a relação entre a prática das chamadas inovações tecnológicas e a submissão da universidade pública ao mercado. Ele estuda especificamente o caso da criação da Agência de Inovações (AGIR) no âmbito da UFF. Para ele, esse tipo de iniciativa encontra-se em consonância à contrarreforma universitária promovida pelos governos Lula e Dilma.

Em contraponto às diversas iniciativas privatizantes, “Universidade & Sociedade” registra em várias fotos e legendas, a mobilização e debate do Encontro Nacional de Educação (ENE), de 2014, que na conjuntura atual assume uma expressão importante para os que lutam e resistem em defesa do ensino público e gratuito.

A revista traz ainda um artigo que aborda os desafios e perspectivas de professores em países do Mercosul, abordado por Ernani Lampert, docente da Universidade Federal de Rio Grande (FURG); e uma ampla entrevista realizada com a professora Marinalva Oliveira, poucos dias após ter deixado a presidência do ANDES-SN, no ano passado, cujo título é “A trajetória de uma combativa militante”.

A edição lançada nesta segunda-feira teve como “editoria executiva” os professores Antônio José Vale da Costa, Daniel de Oliveira Franco, Liliane Macedo Machado, Marlon Leal Rodrigues e Tiago da Cruz Neto.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Membros da editoria executiva da revista durante o lançamento, nesta segunda-feira

Compartilhe com sua rede social


© 2021 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041